segunda-feira, 28 de agosto de 2017

OUTROS CONTOS

«O Palhaço», conto poético por Janet Frame.

«O Palhaço»
Poema de Janet Frame

1083- «O PALHAÇO»

A sua cara está manchada por lágrimas maquilhadas.
Eu e os outros aplaudimo-lo, sabendo
que é de bom tom aprovar quando um palhaço chora
e de mau tom  quando o faz uma cara persistentemente
dorida sejam ou não pintadas as suas lágrimas.

Também é de bom tom, entre guerras,
dizer que o ódio é amor e o amor é ódio,
argumentar que tudo é mais complexo do que sonhámos
e depois dizer que não o sonhámos
sempre o soubemos e somos sensatos.

Caro palhaço choroso caro velho infantil
caro assassino gentil caro e inocente culpado
cara simplicidade odeio-vos por causarem que eu finja
que há vários mundos para uma verdade quando
eu sei, eu sei que não há. Pessoas como eu e vocês, meus caros,
que têm mau hálito, que adormecem e de intestinos ruidosos que controlam a fé
que chegam à casa vazia ou entre a família,
cara família, caro homem solitário no mundo despedaçado de ninguém,
será para essa desolação que acumulámos palavras durante tantos
milhões de anos, desde o primeiro, gememos e olhamos para as estrelas.
Oh oh o céu é demasiado amplo para dormir debaixo!

Janet Frame

Sem comentários: