terça-feira, 8 de março de 2016

[AUTO-RETRATO/ O CONTRABANDISTA]

Décimas de Matias José usando o pseudónimo André Afonso.

O Contrabando
Décimas Populares

O CONTRABANDO

[Auto-Retrato/ O Contrabandista]

Clandestino ou ilegal
Assim me vou aguentando…
Fugindo à Guarda Fiscal,
A viver do contrabando.

Governo a minha vida
Fazendo o que não devo,
A muito me atrevo
Pra não andar à pida.
Diz a lei ser proibida
Certa troca comercial,
Mas não levem a mal
Matar a fome aos meus…
Só isso peço a Deus,
Clandestino ou ilegal.

Muito tenho penado
Em caminhos sinuosos…
Dias quentes ou chuvosos,
Noite adentro esgotado.
Lonjura tem galgado
O coração palpitando,
As forças vão faltando
E o tempo não perdoa…
Por mais que isso doa,
Assim me vou aguentando.

Léguas hei-de percorrer
Pra chegar ao destino…
O perigo vem repentino,
Tudo pode acontecer.
A regra é não esquecer
Da prudência habitual,
Esperar um bom final
De regresso até casa…
Se preciso, bater a asa
Fugindo à Guarda Fiscal!

Os bens que transaciono
São meu único sustento…
Pão na mesa dá-me alento,
Esta vida não abandono.
Noites avessas ao sono
E o cérebro magicando,
Isto vai durar até quando (?)
Pergunto eu, sem fim à vista…
Sou um contrabandista
A viver do contrabando.

André Afonso

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente trabalho!