quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PINTURA - PARITOSH SEN

O pintor indiano Paritosh Sen nasceu em Dhaka, a 18 de Outubro de 1918. Seguidor da obra de Picasso, foi um dos membros fundadores do «Grupo de Calcutá», movimento de arte criado em 1942 muito importante na introdução do modernismo na arte indiana. Paritosh Sen faleceu em Calcutá, a 24 de Outubro de 2008.
Poet'anarquista
Paritosh Sen
Pintor Indiano

«Auto-Retrato»
Paritosh Sen
SOBRE O PINTOR…

O pintor indiano Paritosh Sen, nascido em 24 de Setembro de 1918 em Dacca, agora capital do Bangladesh, fez parte do denominado «Grupo de Calcutá», criado na década de 1940 e que contribuiu de forma decisiva para o nascimento da arte indiana contemporânea.

«Era um seguidor de Picasso, um pintor particular, muito importante para entender a arte indiana contemporânea», disse o pintor Ashok Bhowmik.

Bhowmik explicou que Sen seguia as «formas» de Picasso, mas manteve-se sempre fiel à representação da natureza e das personagens, numa perspectiva indiana.

«Sabia mais de arte do que muitos críticos», observou.

Sen, contemporâneo do mais célebre pintor indiano, M.F. Hussain, visitou a Europa em 1949 depois de ter participado na fundação do «Grupo de Calcutá» e conheceu pessoalmente Picasso.

Na Índia, foi professor na Escola de Netarhat, no agora estado central de Jarkhand, e na Universidade de Jadavpur, uma importante instituição de ensino de Calcutá, um dos epicentros culturais da Índia.

Trabalhos da sua autoria estiveram expostos no Reino Unido, Brasil e Suécia.

Paritosh Sen faleceu em Calcutá, a 23 de Outubro de 2008.
Fonte: Lusa
«Gandhi»
Paritosh Sen

«Mussoorie»
Paritosh Sen

«Nu Feminino»
Paritosh Sen

«O Papagaio e o Gato»
Paritosh Sen

«O Músico Sarod»
Paritosh Sen

«Sem Título»
Paritosh Sen

«Sem Título»
Paritosh Sen

Pintura Modernista Indiana
Poet'narquista

Sem comentários: