sábado, 25 de outubro de 2014

O FANTASMA DE PICASSO

25 de Outubro de 1881, nasce o pintor e escultor espanhol Pablo Picasso, nome determinante da arte no séc. XX e autor de «Quarto Azul», obra onde investigadores d' arte através de novas tecnologias descobrem o famoso «Fantasma» de Picasso.
Poet'anarquista
«Quarto Azul»
Picasso/ 1901

O FANTASMA ESCONDIDO NA OBRA DE PICASSO

Com apenas 20 anos de idade, em 1901, Pablo Picasso trabalhava na obra chamada «Quarto Azul». Ao criar esta obra o autor também criava um mistério.

A obra na verdade é normal, é simplesmente uma pintura do chamado «período azul» que mostra uma mulher tomando banho. Porém desde sempre se desconfiava que havia alguma coisa estranha nela.

«Quarto Azul»
Observação com Novas Tecnologias

Somente depois de 2008 e com o uso de tecnologia começou a se analisar a obra em busca de algo escondido. Somente recentemente é que se descobriu que na obra aparece no fundo a figura de um homem com uma corda no pescoço. 

Investigações foram feitas e se descobriu que a tal figura pode ser de Carles Casagemas, um amigo de Picasso que em Fevereiro do ano 1901 se suicidou. A especulação em relação a Casagemas é forte porque outras obras de Picasso posteriores e que pertencem ao mesmo período azul o retratam também.

«Quarto Azul/ O Fantasma»
Casagemas, por Picasso

O interessante do caso é que depois de mais de um século se encontra este «fantasma» escondido na obra de Picasso e isso me faz pensar quantos outros fantasmas ou sinais se encontram escondidos em outras obras, não somente do mesmo autor mas de outros também.
Fonte: Literatortura

Sem comentários: