terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

«PENSAMENTO DO DIA»

O filósofo, físico e matemático francês René Descartes, nasceu em La Haye en Touraine (actualmente Descartes), a 31 de Março de 1596. Autor de o «Discurso do Método», durante a idade moderna ficou também conhecido como Renatus Cartesius (nome latino). Descartes faleceu em Estocolmo, na Suécia, a 11 de Fevereiro de 1650.
Poet'anarquista
«Retrato de René Descartes»
Pintor Francês Sebastien Bourdon

«PENSAMENTO DO DIA»

«Penso, logo existo...

Pensarei que o céu, o ar, a terra, as cores, as figuras, os sons, e todas as coisas exteriores que vemos não passam de ilusões e enganos de que ele [um deus enganador] só serve para surpreender minha credulidade. 

Considerar-me-ei a mim mesmo com não tendo mãos, nem olhos, nem carne, nem sangue, como não tendo nenhum dos sentidos, mas acreditando falsamente possuir todas essas coisas. 

Permanecerei obstinadamente apegado a esse pensamento; e se por esse medo, não estiver em meu poder atingir o conhecimento de nenhuma verdade, pelo menos estará em meu poder fazer a suspensão de meu juízo [...] 

Posso duvidar de tudo, mas tenho certeza de que estou aqui, pensando, duvidando. 
Sou um ser que duvida, que pensa.»

René Descartes

Sem comentários: