sexta-feira, 12 de julho de 2013

PINTURA - AMEDEO MODIGLIANI

O artista plástico e escultor italiano, Amedeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno, a 12 de Julho de 1884. Por muitos considerado um autodidata, foi um pintor figurativo que se tornou famoso pelos seus nus femininos , caracterizados por rostos e pescoços alongados à boa maneira das máscaras africanas. Amedeo Modigliani faleceu em Paris, a 24 de Janeiro de 1920.
Poet’anarquista
Amedeo Modigliani
Pintor e Escultor Italiano

«Auto-Retrato»
Amedeo Modigliani
SOBRE O ARTISTA...

Artista plástico e escultor italiano, Amedeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno, no dia 12 de julho de 1884; faleceu em Paris, em 24 de janeiro de 1920. Praticamente, viveu toda a sua vida em Paris. Foi reconhecido como um artista figurativo por pinturas que remetiam ao estilo moderno e alongamento das formas.

Era descendente de uma família judia, nasceu numa comunidade judaica situada na cidade portuária de Livorno. Seu nascimento isentou a sua família de uma dívida, pois, na lei da época, o nascimento de uma criança não permitia que credores retirassem a cama de uma mãe ou de uma mulher grávida.

Sua mãe o educou até os dez anos de idade, na infância sofre de tifo, pleurisia e tuberculose, doenças que o enfraqueceram para o resto de sua vida. Em 1906, mudou-se para Paris, três anos depois pintou a obra prima de sua vida “O violoncelista”, exposta no Salão dos Independentes de 1909.

Desde criança já desenhava e, mesmo nos delírios que as doenças o acometiam, expressava o interesse de poder conhecer as pinturas de Palazo Pitti e Uffizi em Florença. Sua mãe levou o seu pedido a sério, o levou a Florença e o matriculou para ter aulas de arte com Guglielmo Micheli, o melhor mestre de Livorno.

Conheceu outros artistas, entre eles o poeta Leopold Zborowski, um grande amigo de toda a sua vida. O próprio Zborowski conseguiria, em 1917, espaço para a realização da primeira exposição individual de Modigliano  na galeria Weil.

A sua primeira exposição durou somente um dia, mas causou espanto e interesse nas pessoas por  expor o nu na vitrine da galeria. Em 1918, teve uma filha com a sua musa,  Jeanne Hébuterne. Viajou com ela e sua filha ao sul da França para cuidar de sua saúde, regressando a Paris no mesmo ano.

Faleceu ao 36 anos em 1920, vítima de tuberculose agravada pelo uso de álcool e haxixe. Foi sepultado no Cemitério do Père-Lachaise. Deixou a sua esposa grávida de nove meses que se suicidou no dia seguinte da sua morte.

Em suas esculturas teve forte influência das esculturas gregas, esculpiu até 1914, voltando à pintura. Nas suas pinturas expressa a sensualidade pelos movimentos e não pela nudez.
Fonte: www.infoescola.com/
«O Violoncelista»
Amedeo Modigliani

«Jeanne Hébuterne com Chapéu»
 Amedeo Modigliani

«Retrato de Jeanne Hébuterne»
 Amedeo Modigliani

«Jeanne Hébuterne - Nudez em Colcha Azul»
 Amedeo Modigliani

«Jeanne Hébuterne - Nudez de Costas Espreitando»
 Amedeo Modigliani

«Jeanne Hébuterne - Nudez Sentada»
Amedeo Modigliani

«Rapariga com Tranças» 
Amedeo Modigliani

«PINTURA FIGURATIVA» 
AMADEO MODIGLIANI

Sem comentários: