sexta-feira, 22 de março de 2013

PEIXE-LUA

Peixe-Lua
Nome Científico: Mola-Mola
PEIXE-LUA 

O peixe-lua, que possui nome científico de Mola mola, pertence à ordem Tetraodontiformes e é o maior peixe-ósseo conhecido, chegando a atingir 4 metros de comprimento.

Possui uma silhueta inconfundível. O seu corpo circular termina quase abruptamente, como se tivesse sido cortado ao meio. O que deveria ser uma barbatana caudal não passa de uma pequena orla. As barbatanas dorsal e anal, semelhantes e opostas, são os únicos meios de que ele dispõe para a propulsão. Com essa forma desfavorável, não é de admirar que o peixe-lua seja lento, o que o torna uma presa fácil de tubarões. Para estes, aliás, trata-se de uma lauta refeição, já que o peixe-lua é enorme.

Habitam as regiões temperadas e tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico; é também largamente difundido na bacia do Mediterrâneo. Por vezes é visto na superfície dos oceanos, num comportamento que acredita-se ter a função de aquecer o corpo após prolongados mergulhos em grandes profundidades.

Esta espécie de peixe faz migrações regulares, costumando aproximar-se das praias quando estas são «invadidas» por medusas, salpas e outros organismos do plâncton, o seu alimento habitual.

As fêmeas produzem até 300 milhões de ovos de uma só vez, que são libertados na água e fecundados pelos machos. Durante o seu desenvolvimento, tanto o peixe-lua como os demais representantes da sua família passam por notáveis transformações. Os alevinos (filhotes) saem de ovos pequenos e transparentes e medem apenas alguns milímetros. O seu aspeto modifica-se à medida que vão crescendo.

O peixe-lua destaca-se por carregar uma impressionante carga parasitária, sendo que foram identificadas, até o momento, cerca de 50 espécies distintas, tanto endoparasitas quanto ectoparasitas.

Em alguns lugares do mundo, a carne desse peixe é considerada apetecível. No entanto, ela contém neurotoxinas em quantidades consideráveis.
Fonte: www.infoescola.com/
Mola-Mola
Ordem: Tetraodontiformes

1 comentário:

Anónimo disse...


EXCELENTE POSTAGEM !!!

MUITO OBRIGADA POR NOS DAR A CONHECER !!!

Uma Alandroalense (L...)