quarta-feira, 27 de março de 2013

DIA MUNDIAL DO TEATRO

27 de Março «Ano 2013»
Dia Mundial do Teatro

Assinala-se hoje o Dia Internacional do Teatro

Comemora-se hoje, 27 de Março, o Dia Internacional do Teatro, instituído em 1961, em Viena (Áustria), pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI). 

A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.  

As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.  

Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.    

O género trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada.   

Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.   

O género cómico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.

Segundo o Instituto Internacional, o Teatro pode intervir de forma simples e directa na política. Ao ser incluído, o Teatro pode conter experiências capazes de transcender conceitos falsos e pré-concebidos. 

Além disso, acrescenta o instituto, o Teatro é um meio, comprovado, para defender e apresentar ideias que sustentamos colectivamente e que, por elas, teremos de lutar quando são violadas. 

Teatro é uma forma de arte em que um actor ou conjunto de actores interpreta uma história ou actividades para o público num determinado lugar.
Fonte: Agência AngolaPress
«A ORIGEM DO TEATRO»

DIA MUNDIAL DO TEATRO
História do Teatro

O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem. O homem primitivo era caçador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas colectivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda.

Houve pequenas evoluções ao passar de vários anos. Os mitos começaram a evoluir, surgiram danças miméticas (compostas por mímica e música). Com o surgimento da civilização egípcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos. Cada mito conta como uma realidade veio a existir. Os mitos possuíam regras de acordo com o que propunha o estado e a religião. Nesses rituais propagavam as tradições e serviam para o divertimento e a honra dos nobres.

Na Grécia sim, surge o teatro. Surge o «ditirambo», um tipo de procissão informal que servia para homenagear o Deus Dioniso (Deus do Vinho). Mais tarde o «ditirambo» evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a Deus.  E assim surgiram os primeiros teatros.
Fonte: www.not1.xpg.com.br › Educação

Sem comentários: