quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

POEMA DE W. H. AUDEN

21 de Fevereiro de 1907, nasce o poeta anglo-americano W. H. Auden. Foi um dos mais importantes autores do séc. XX  e a grande voz da década de 1930, denunciando os males da sociedade capitalista, assim como alertando para os perigos da ascensão do totalitarismo. Pode ler aqui- «POESIA - W. H. AUDEN» sobre vida e obra do poeta. O poema que hoje se transcreve tem por título, «Se eu pudesse te contar». Boa leitura!
Poet'anarquista
W. H. Auden
Poeta Anglo-Americano

SE EU PUDESSE TE CONTAR

O tempo nada te dirá, mas eu te disse
O tempo só sabe o preço que temos que pagar
Se eu pudesse te dizer, eu o faria

Se chorarmos quando os palhaços começarem o show
Se tropeçarmos quando iniciar a música
O tempo nada te dirá, mas eu te disse

Embora não haja sortes a serem lidas
Porque te amo mais que consigo dizer
Se eu pudesse te contar, eu o faria

Devem os ventos vir de algum lugar quando sopram
Razões existem para que as folhas caiam
O tempo nada te dirá, mas eu te disse

Talvez desejem as rosas crescer
Talvez queira o sonho permanecer
Se eu pudesse te contar te deixaria saber

Suponha que todos os leões levantem e vão
E todos os soldados fujam com as correntes do rio
O tempo não dirá nada, mas eu lhe disse?.

Se eu pudesse te contar, eu o faria

W. H. Auden

Sem comentários: