sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PINTURA - OROZCO

O pintor, muralista e litógrafo mexicano José Clemente Orozco, nasceu a 23 de Novembro de 1883, em Zapotlán, actual cidade Guzmán, estado de Jalisco. O seu trabalho inicial consistiu em litografias sobre a vida indígena, vindo mais tarde a interessar-se por pintura mural onde alcançou o domínio completo da técnica de pintura muralista. Orozco faleceu na Cidade do México, a 7 de Setembro de 1949.
Poet’anarquista
José Clemente Orozco
Pintor Mexicano

«Auto-Retrato»
Orozco
SOBRE O ARTISTA…

Pintor muralista mexicano, ajudou a recuperar o design, arte e temas da pintura ao ar livre.  Considerado um dos muralistas mais importantes da época da Renascença, Orozco nasceu em Zapotlán, Jalisco, em 22 de novembro de 1883. Aos 7 anos mudou-se para a Cidade do México, onde completou os seus estudos na Escola Nacional Preparatória e na Escola Nacional de Belas Artes. 

Conheceu a oficina do gravador José Guadalupe Posada, que o impressionou e cuja influência iria marcar toda a sua obra. Em 1922 juntou-se a Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros na união de pintores e escultores, que procuravam recuperar a arte da pintura mural, sob o patrocínio do governo mexicano. Uma das suas obras mais antigas e mais importantes foi a série de murais que fez para a Escola Nacional Preparatória sobre a conquista, colonização e a Revolução Mexicana. 

Entre 1927 e 1934, trabalhou nos Estados Unidos. Pintou um grupo de murais para New School for Social Research, em Nova York e no Pomona College, na Califórnia pintou um mural com o tema do herói grego Prometeu.  Os seus murais para a Biblioteca Baker no Dartmouth College (1932-1934), onde encenou a história americana com a série A chegada de Quetzalcoatl, O Retorno do Quetzalcoatl e Homem Industrial Moderno. 

Voltando ao seu país fez grandes murais no Palácio de Belas Artes (1934) ou o Supremo Tribunal (1941) na Cidade do México, e várias séries em instituições importantes da cidade de Guadalajara, como o Palácio do Governo , a Universidade ou o Hospicio Cabañas. 

Na década de 1940 pintou algumas telas caracterizadas por linhas diagonais e cinza já que usava para os seus murais. Nos últimos anos, o seu estilo foi simplificado, principalmente buscando um expressionismo mais dramático e mais violento. 

Orozco morreu na Cidade do México em 7 de setembro de 1949. Foi enterrado na Rotunda dos Homens Ilustres, honra que pela primeira vez teve lugar no México para um pintor.
Fonte: epdlp.com/pintor
«Alegoria da Ciência, Labor e Arte»
Orozco

«As Pessoas Ricas»
Orozco

«A Trincheira»
 Orozco

«Marcha Zapatista»
Orozco

«Martírio de S. Esteban»
Orozco

«Tempos Violentos»
Orozco

«Crânio com Penas»
Orozco

PINTURA MURALISTA

JOSÉ CLEMENTE OROZCO

Sem comentários: