quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PINTURA - GREGORIO PRIETO

O pintor espanhol Gregorio Prieto Muñoz nasceu em Valdepeñas, Ciudad Real, a 2 de Maio de 1897. Conhecido como o «Pintor de la Mancha», fez parte da «Geração 27» onde criou laços de amizade com vários membros, entre os quais se destacaram Frederico Garcia Lorca, Rafael Alberti, Luis Cernuda e Aleixandre. O contacto com a cultura grega ou romana teve um papel decisivo numa nova etapa da sua obra, continuando a estar sempre presente o classicismo em temas retirados de autores britânicos, como Shakespeare e Milton. Gregorio Prieto faleceu na sua terra natal, a 14 de Novembro de 1992.
Poet’anarquista
Gregorio Prieto
Pintor Espanhol

«Auto-Retrato»
Gregorio Prieto
SOBRE O ARTISTA…

Pintor e desenhista espanhol, que era conhecido como o «Pintor de La Mancha«. Deixou os estudos de engenharia para dedicar-se à pintura e desenho. Estudou na Escuela de Bellas Artes de San Fernando, em Madrid, depois que foi premiado com uma bolsa de estudos do Paular. Nestes anos, tornou -seamigo de Federico Garcia Lorca e Rafael Alberti e outros membros da Geração de '27, como Luis Cernuda e Aleixandre. Com Cernuda passou um longo tempo em Oxford. Novamente ganhou bolsa de estudos, viajou para França, Inglaterra e Bélgica e expôs em Paris com grande sucesso. Foi para a Academia Espanhola em Roma com outra bolsa de estudos e entra em contacto com a cultura grega e romana, sendo um importante ponto de viragem na sua obra. Em 1950, estabeleceu-se definitivamente em Madrid.

A sua obra passou por várias etapas. No período antes da Guerra Civil foi entre realismo e pintura metafísica. Depois de uma viagem pelo Mediterrâneo no início dos anos vinte e muito inspirado, fez Pompeia e grego classicismo. Pintou as ruínas de Taormina, uma caixa intitulada lua de mel em Taormina , que representou a Espanha no Pavilhão Internacional da Exposição de Paris em 1937. Enquanto na Academia de Roma fez uma série de fotomontagens ligados à Postismo, movimento poético e artístico promovido pelo pintor Eduardo Chicharro em 1945, que coincidiu na capital italiana.

O classicismo permaneceu na sua obra posterior, combinando nos anos quarenta, com temas retirados de autores britânicos como Shakespeare e Milton. Posteriormente estes assuntos alternando com obras sobre paisagens que parecem moinhos de vento típicos de La Mancha, tão caro ao artista que possuía duas, uma em Toledo e uma em Valdepeñas.

Em 1990 foi eleito académico honorário da Academia Real de Belas Artes de San Fernando, em Madrid. No mesmo ano, abriu a extensão de Gregorio Prieto Fundação-Museu, fundado em 1969 pelo autor e obras de artistas como Picasso, Miro, Chagall e De Chirico, e os artistas documentos de sua geração. No seu trabalho artístico é igualmente digna a obra literária como cartunista e ilustrador de vários livros.

As suas pinturas mais relevantes são: «Moinhos de La Mancha», «Patio del Toboso», «Rua Romeral», «Pátio Criptana», «Consuegra Moinhos», «Rua Madrid», «Porto de Mundaka», «A Fonte dos Cartuxos», «Paisagem de Roma» e «Manequins». 

Recebeu a Medalha de Ouro de Mérito 1982 em Artes Plásticas e a Medalha da Academia de San Fernando concedida em 1990, quando abriu o seu museu em Valdepeñas.
Fonte: Biografiasyvidas
«Criação»
Gregorio Prieto

«Dama de Elche»
Gregorio Prieto

«Lua de Mel em Taormina»
Gregorio Prieto

«Paisagem de Aranjuez»
Gregorio Prieto

«Manequins»
Gregorio Prieto

«Moinhos de Consuegra»
Gregorio Prieto

«Ruínas de Taormina»
Gregorio Prieto

«As Cariátides»
Gregorio Prieto

«PINTURA AVANT-GARDE»

GREGORIO PRIETO

Sem comentários: