sexta-feira, 22 de junho de 2012

POETAS DO CONCELHO D' ALANDROAL

XXXI DÉCIMAS

Do livro «Cantadores de Alegrias, Mágoas e Mangações», editado pela Câmara Municipal de Alandroal em 1993, publicam-se hoje quadras de Luciana Maria Marques. Esta poetisa natural de Ferreira de Capelins, freguesia de Santo António de Capelins do concelho de Alandroal, nasceu no ano de 1929. De profissão foi trabalhadora rural e começou a fazer poesia era ainda muito nova.
Poet'anarquista
Luciana Maria Marques
Poetisa Popular

QUADRAS

Tinha uma voz baixinha
Mas sabia improvisar
Não era como a sobrinha
Que acerta quando calhar.

Não me ficou a herança
Lá no monte aonde eu estou
Mas ficou-me a lembrança
Da pessoa que o arranjou.

Ó que herança tão bonita
Eu gostava de a herdar
Não é uma coisa escrita
Nunca a pude deixar.

Gostava do meu tio Vicente
Que me ajudou a criar
Hoje ainda fico contente
Só de nele ouvir falar.

Se o tio Vicente voltasse
E visse o monte aumentado
Talvez contente ficasse
De ser por mim habitado.

O tio Vicente não tinha
Filho p'ró monte deixar
Mas mora lá a sobrinha
Que fez gosto de o comprar.

Um dia choveu areia
Em cima do meu telhado
Junto trazia uma veia
De quem já está sepultado.

De quem já está sepultado
Ele era sangue do meu
Hoje ainda é falado
E há tantos anos morreu.

Luciana Marques

Sem comentários: