terça-feira, 29 de maio de 2012

SURREALISTA LARS BO

O gravador e escritor Lars Bo nasceu na Jutlândia, Dinamarca, a 29 de Maio de 1924. Muito apreciado pelos seus trabalhos gráficos surrealistas, inspirados em motivos fantásticos, ficou conhecido no mundo da arte como «Wizard» (Feiticeiro). Lars Bo faleceu em Paris, a 21 de Outubro de 1999.
Poet'anarquista
Lars Bo
Artista Dinamarquês
SOBRE O ARTISTA…

Gravador e escritor, nascido em 1924, Lars Bo Kolding (Jutlândia, Dinamarca). O seu pai, um arquiteto talentoso e pintor de aquarelas delicadas. Lars, um estudante medíocre, distingue-se  pelo desejo de desenhar! O jovem estudou na Academia de Artes Aplicadas de Copenhagen e publicou o seu primeiro desenho animado em jornais dinamarqueses e revistas. Lars Bo frequentou aulas do pintor P. Rostrup Boyesen no Museu Statens de Kunst (1939-1940), continuou a estudar na Escola Dinamarquesa de Design entre 1941 e 1943. Depois viajou para conhecer a Europa. 

Após a adesão ao movimento de resistência dinamarquês e passar o fim da guerra, em Odense (Funen, Dinamarca), Lars Bo estabeleceu-se em Paris em 1947. Inicia a gravação, aprende as noções básicas desta arte com Johnny Friedlander e Flocon Albert (Oficina do Hermitage, período 1948-1950). Jacques Villon encoraja-o a seguir esse caminho. 

Lars Bo escreveu e publicou o seu primeiro romance, «A casa maravilhosa em Paris» (Det vidunderlige hus i Paris). No início dos anos 50, a fim de aprofundar as técnicas de gravura, Lars Bo faz parte da oficina 17 liderada por Stanley William Hayter .

Em 1952, o artista ilustrou um livro pela primeira vez, e esta expressão artística faz com que adquira reputação internacional. Até 1996, Lars Bo executa as ilustrações de vários livros (Voltaire, Strinberg, Kafka, Robert Giraud, Francis Garnung, Gogol e Gerard de Nerval). Os desenhos que ilustram o trabalho do seu compatriota Hans Christian Andersen, são considerados de importância primária («Around Rainha da Neve», em 1968, «O Lago dos Cisnes» em 1969).

As primeiras exposições de Lars Bo são organizadas em Estocolmo e Copenhaga, em 1949, e em Paris no ano de 1954. Foi um apoiante de longa data do jornal francês «Le Monde». 

Uma noite sem dormir e uma longa conversa com a sua esposa, fá-lo mudar de rumo: desde 1959, o artista dedica-se inteiramente aos trabalhos gráficos (fotos e ilustração de livros). A divulgação do seu trabalho inspirou um mundo de fantasia surreal.

Bo torna-se membro do Salon d'Automne, Le Trait (The Stroke), pintores franceses e gravadores, Punta e Burin e Grønningen Sociedade. Em 1969, projeta os cenários e figurinos  no Teatro Nacional, em Copenhague, para «O Lago dos Cisnes» (coreografia de Flemming Flint).

Ao longo dos anos Lars Bo é discutido em muitos países (França, Inglaterra, América, Japão ...), e o seu trabalho representado em mais de 400 estampas, está presente nas coleções de grandes museus internacionais. 

Lars Bo morreu em 1999.
Fonte: www.mchampetier.com/biografia-Lars-Bo.html

«Corvo»
Lars Bo

«Melro»
Lars Bo

«Pássaros»
Lars Bo

«Penitente»
Lars Bo

«Mendigos»
Lars Bo

«Pesquisadores»
Lars Bo

«Túnel»
Lars Bo

«Turbilhão»
Lars Bo

«Lua»
Lars Bo

«Homem»
Lars Bo

Sem comentários: