terça-feira, 8 de maio de 2012

PINTURA - TITO SALAS

O pintor Británico António Salas Díaz, de pseudónimo Tito Salas, nasceu em Caracas, na Venezuela, a 8 de Maio de 1887. O seu trabalho centrou-se em temas históricos do seu país e a vida do povo venezuelano,  pintando com grande mestria e sentimento. Foi vencedor de vários prémios, entre eles a medalha de ouro no Salão de Artistas Franceses e a medalha de ouro na Exposição de Bruxelas. Tito Salas faleceu em Petare, Venezuela, a 18 de Março de 1974.
Poet'anarquista
Tito Salas
Pintor Venezuelano

«Auto-Retrato»
Tito Salas
SOBRE O PINTOR…

O pintor Tito Salas de pseudónimo, mas de nome próprio Británico Antonio Salas Díaz, era filho de José Antonio Salas, um dos primeiros comerciantes que estabeleceram uma cervejaria na Venezuela.

Estudou na Academia de Belas Artes de Caracas. Após o prémio da competição anual da Academia (1901), viaja para Paris em 1905 para se inscrever na Academia Julian, onde estudou com Jean Paul Laurens. Também frequentou a escola em La Grande Chaumière, onde estudou os pintores Lucien Simon, Courtois e Prinet. Nesse mesmo ano, enviou uma obra ao Salão Oficial de Paris. Em 1906, ganhou uma terceira medalha de ouro com a sua composição «O San Genaro». Nesse mesmo ano foi para a Itália, onde é impactado pela obra de Tiepolo, Tintoretto, Ticiano, acima de tudo, pelo género histórico cultivado por esses mestres. 

Entre 1907 e 1908, viajou para a Espanha, onde pintou uma série de obras com base na observação de cenas e costumes. 

Em 1908, recebe uma medalha de ouro na Exposição de Bruxelas. Voltou para a Venezuela em 1911 e traz o tríptico de «Simon Bolivar» que está atualmente no Palácio Federal. O historiador Vincent Lecuna, para assessorar o trabalho de restauração do local de nascimento de Bolívar, confiou aTito Salas a obra de decorar as paredes do edifício, com algumas cenas da vida do «Libertador» (1913). Sob a supervisão de Lecuna , Tito Salas pinta, entre outros, os seguintes quadros: «A migração para o Oriente», «O Casamento de Bolívar e Teresa Maria», «A Expedição do Chaves» e «O terramoto de 1812». 

Concluído o seu trabalho na terra natal (1931), foram encomendados a Salas os murais do Panteão Nacional que termina em 1942. 

Embora seu trabalho como pintor de temas históricos tenha ofuscado a sua obra como um paisagista, Chambers destaca-o entre os artistas que contribuíram para o desenvolvimento da arte moderna, uma tradição que começou na Venezuela desde 1900. 

O caráter didático da obra pictórica de Tito Salas foi destacado por Arturo Uslar Pietri, referindo-se à exposição retrospetiva do artista realizada na Sala Mendoza, em 1957: «... A pintura de Tito Salas foi feita pensando nos outros. Esta não é uma virtude pequena para os homens do nosso tempo. Ele pintou para ensino da história, a exaltar os grandes homens, para cantar o heroísmo, para atingir a beleza profunda dos seres e das coisas ao nosso redor. Fê-lo com dons excecionais, como um pintor. E assim, a sua obra de arte é um trabalho para o bem coletivo ...»

Para o fim da sua vida, na sua casa em Petare, trabalhou em obras coloniais de formato médio e pequeno porte. Em 1970, pouco antes da sua morte, pintou os quartos da residência presidencial «La Casona» em Caracas, uma obra intitulada «Os Beneficiários», que representa um conjunto com os presidentes da Venezuela que governaram durante o século XIX.
Fonte: fundacionjoseguillermocarillo
«Batalha de Araure»
  Tito Salas

«Abordagem ao Bergantín Intrépido»
Tito Salas

«Emigração a Oriente»
Tito Salas

«O Terramoto de 1812»
Tito Salas

«A Zona Tórrida»
Tito Salas

«Apanhadoras de Café»
Tito Salas

«A Confirmação de Bolivar»
Tito Salas

«Matrimónio de Bolivar e Maria Teresa»
Tito Salas

«PINTURA HISTÓRICA»
TITO SALAS

Sem comentários: