segunda-feira, 7 de maio de 2012

LITERATURA - FIALHO DE ALMEIDA

O escritor e jornalista português José Valentim Fialho de Almeida, ou simplesmente Fialho de Almeida, nasceu em Vila de Frades, a 7 de Maio de 1857. Destacam-se da sua obra pós-romântica, de grande beleza linguística, a colectânea de crónicas «Os Gatos» e o romance «O País das Uvas». A última fase da sua vida foi dedicada ao campo e à agricultura. Fialho de Almeida faleceu na vila de Cuba, Baixo Alentejo, a 4 de Março de 1911. 
Poet’anarquista
Fialho de Almeida
Escritor Português

«O País das Uvas»
Fialho de Almeida

SOBRE O ESCRITOR…

José Valentim Fialho de Almeida, escritor português, nasceu em Vila de Frades, no Baixo Alentejo no ano de 1857. Filho de um professor primário, a quem ficou a dever os primeiros rudimentos da sua educação, viu-se obrigado, devido a dificuldades económicas da família, a empregar-se ainda adolescente, como ajudante de farmácia. Com muito esforço, conseguiu completar o curso de medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (1875), mas praticamente nunca exerceu a profissão. 

«Os Gatos»
Fialho de Almeida

Entregando-se à vida boémia na capital, estreou cedo na literatura com um volume de «Contos»(1881). Depois escreveu crónicas fustigando os costumes lisboetas em estilo sarcástico, como os de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão. Naturalista, defendeu os pobres, a marginalidade e a boémia. Publicou «Os Gatos» (1889-1893), uma coletânea de suas crónicas, «Lisboa Galante» (1890), «Pasquinadas» (1890), «Vida Irônica» (1892), «O País das Uvas» (1893) e «A Esquina» (1903).

Fialho de Almeida sempre foi conhecido pelo seu temperamento inquieto e angustiado, e cuja obra foi marcada por um autêntico interesse por traços humanos neuróticos e socialmente repudiados.
«Ceifeiros»
Fialho de Almeida

A sua vida foi cheia de dissabores e agruras, porque parece que o destino se decidiu a lutar contra ele. No meio de tudo o que lhe foi sucedendo, nunca deixou de trabalhar e, no papel, imprimiu páginas de deslumbramento. Os vultos da literatura deram-lhe um lugar de destaque na hoste dos grandes contistas portugueses.

Os seus contos procuram apreender o lado mais impressionante da miséria ou do sofrimento, e o assunto, muitas vezes, são casos mórbidos. As inúmeras crónicas que escreveu são muitíssimo irregulares quanto ao mérito. 

«Amor?» (Dez Contos)
Fialho de Almeida

Embora a sua escrita se paute pelo mordaz, ele era muito sensível à ternura: deixava-se embalar por sentimentos que se refletem na sua obra, que é de uma beleza extraordinária. Tinha um conhecimento profundo da nossa língua; por isso, a enriqueceu grandemente, introduzindo-lhe novos e arrojados meios de construção, neologismos e nacionalização de termos expressivos. Caracteriza-o um estilo vigoroso, muito exuberante e colorido.

Casado com uma lavradora rica alentejana, passou a última fase da sua vida no Alentejo, dedicando-se à agricultura.
Fonte: passeiweb

Sem comentários: