quarta-feira, 14 de março de 2012

PINTURA - LEFEBVRE

O pintor Francês Jules Joseph Lefebvre, nasceu em Tournan-en-Brie a 14 de Março de 1836. Influenciado pelo maneirismo, é notória a sua obra sobre a complexidade e o morfismo feminino. Em 1861 ganhou o prestigiado «Prémio de Roma» e, mais tarde, em 1898, o «Grande Prémio da Academia de Belas Artes de Paris». Lefebvre faleceu em Paris, a 24 de Fevereiro de 1911 aos 75 anos de idade.
Poet'anarquista
Jules Joseph Lefebvre
Pintor Francês
BIOGRAFIA

Iniciou os seus estudos em Paris em 1852, onde foi aluno de Léon Cogniet. Como um típico artista académico, começou a sua carreira pintando temas históricos e outras narrativas. Um ano mais tarde, passou a frequentar a «École des Beaux Arts». A sua estreia no Salão de Paris foi em 1855 e nos anos seguintes perseguiu o cobiçado «Prix de Rome» (Prémio de Roma), a principal competição para jovens pintores, que garantia ao ganhador  bastante prestígio e uma bolsa de estudos de cinco anos em Roma. Em 1859 chegou bem perto, ao segundo lugar e, dois anos depois, com a pintura «A morte de Príamo», conquistaria o cobiçado prémio. 

Em Roma, foi influenciado pelo Maneirismo e, especialmente, por Andrea del Sarto, cujas obras copiou com avidez. Nas suas pinturas desta época, nota-se o desenho preciso, as cores delicadas, características de muitos dos seus trabalhos posteriores, como também o seu interesse pelo nus femininos, datando o primeiro de 1863.

Em 1866 sofreu uma grave depressão (causada pela morte dos seus pais e uma das suas irmãs), e pela crítica negativa do seu último trabalho em Roma: «Cornélia, Mãe dos Gracos». Após essas experiências, passou à pintura de retratos e nus, exibindo 72 retratos em Salões entre 1855 e 1898. Pouco se sabe sobre eles uma vez que quase todos permanecem em coleções particulares. Em 1868 exibiu um nu no Salão, que ao contrário do seu último trabalho significativo, lhe rendeu muitos elogios. Dois anos depois, veio o grande sucesso com o quadro alegórico intitulado «Verdade».

Em 1870 tornou-se um prestigiado professor da «Academie Julien de Paris» e contou com mais de 1500 alunos, entre eles o escocês William Hart, Georges Rochegrosse, Félix Vallotton, Edmund C. Tarbell (pintor impressionista americano), e muitos outros.

O que se seguiu nas décadas seguintes foram inúmeras pinturas de nus, tais como: «Maria Madalena» (1876), «Pandora» (1877), «Diana» (1879), «Psique» (1883) e «Aurora», que se tornaram tão famosas quanto as de Bouguereau. Ao contrário deste, porém, Lefebvre usou uma variedade maior de modelos.

As suas participações nas Exposições Universais acabaram por lhe dar o «Grande Prémio", em 1889. Em 1891, tornou-se membro da «Academie des Beaux Arts» e em 1898, promovido a Comandante da Legião de Honra.
Fonte: ArteCultura
«Morte de Príam»
Lefebvre

«Odalisca»
Lefebvre 

«Maria Madalena na Caverna»
Lefebvre 

«A Menina Eva»
Lefebvre  

«A Louca Senhora Godiva»
Lefebvre

«Jovem Pintando Máscara»
Lefebvre 

«A Cigana»
  Lefebvre 

«MANEIRISMO»
JULES JOSEPH LEFEBVRE

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonitas pinturas!

Anónimo disse...

Belíssima Postagem !!!

Muito Agradecida.

Uma Alandroalense (L...)