quinta-feira, 29 de março de 2012

PINTURA - KOLOMAN MOSER

Koloman Moser nasceu em Viena de Áustria, a 30 de Março de 1868. Pintor na última fase da sua carreira artística, trabalhou em litografia, arte gráfica, selos postais para vinhetas, revistas, moda, vitrais, porcelanas e cerâmicas, vidro soprado,  prata, louças, jóias e móveis. Exerceu grande influência nas artes gráficas do séc. XX, tendo sido um dos principais artistas do Movimento Secessão de Viena e co-fundador da  Wiener Werkstatte . Koloman Moser faleceu em Viena, a 18 de Outubro de 1918.
Poet'anarquista
Koloman Moser
Pintor Austríaco

«Auto-Retrato»
Koloman Moser
SOBRE O PINTOR…

Koloman Moser estudou desenho e pintura na Akademie der Kunste, em Viena Bildenden 1885-1892. Em 1886 também estudou pintura na Malerschule Allgemeine. De 1893 a 1895, estudou design gráfico na Kunstgewerbeschule em Viena. Koloman Moser viria a ser aí professor em 1900. Em 1895 Koloman Moser trabalhou como artista gráfico e freelancer para várias editoras, em primeiro lugar para Martin Gerlach e mais tarde para H. Bruckmann. 

Muito versátil e prolífico, Koloman Moser desempenhou um papel activo nas tendências progressistas de arte da sua época. Kolomon Moser produziu objetos desenhados em vidro, móveis, metal e jóias, bem como artigos de couro, têxteis, encadernações de livros e brinquedos infantis. 

Em 1897 juntou-se Koloman Moser,  Josef Hoffmann, Otto Wagner, Adolf Loos, Joseph Maria Olbrich e Gustav Klimt na fundação da Secessão Vienense, um grupo de artistas que se separaram em protesto a partir das restrições impostas pelos académicos da Kunstlerhaus em Viena. A Secessão Vienense foi modelada a partir de Berlim (1892) e (1893) Munique Cisões. 

Até 1903, a Secessão Vienense publicou um jornal, «Ver Sacrum», do qual foi editor Koloman Moser, embora também tenha produzido inúmeras obras e projetos para o mesmo. Juntamente com o grupo, Klimt e Koloman Moser deixaram a Secessão Vienense em 1904, após disputas com outros membros. 

Em 1903 fundou a Koloman Moser Werkstatte Wiener com Josef Hoffmann e com o apoio do banqueiro Fritz Warndorfer. Koloman Moser permaneceu co-diretor do Werkstatte Wiener com Hoffmann até 1907. O Werkstatte Wiener produziu objetos de artesanato de todos os campos relacionados com arte; os designers trabalhavam em condições muito humanas que eram exemplares para a época. O objetivo do Werkstatte Wiener era assegurar que as artes plásticas e as artes decorativas e aplicadas estivessem em pé de igualdade. 

Consequentemente, todos os objetos produzidos pela Werkstatte Wiener não tinham apenas a marca do designer, mas também a do artesão que executou o projeto. Foi dada grande importância para garantir os mais elevados padrões de qualidade de fabricação e materiais. As obras Koloman Moser produzidas para o Werkstatte Wiener são realizadas por uma geometria rigorosa, uma característica fundamental do seu trabalho, exemplificado pela sua assinatura padrão de grade em preto-e-branco. 

Embora às vezes complexo em construção, os seus projetos subjacentes são distinguidos por uma grande clareza. Além de trabalhar para o Werkstatte Wiener, Koloman Moser também fez projetos para Loetz vidro, móveis para J. & J. Kohn, e têxteis para Johann Backhausen & Sohne. Depois de desentendimentos com Warndorfer, Koloman Moser deixou o Werkstatte Wiener, em 1908,  e posteriormente dedicou mais o seu trabalho artístico à pintura.
Fonte: http://www.kettererkunst.com/bio/koloman-moser-1868.shtml

«Litografia - Verão»
Koloman Moser

«Exlibris»
Koloman Moser

«Holy City»
Koloman Moser

«Amantes»
Koloman Moser

«Vénus na Gruta»
Koloman Moser

«Rapaz de Pé»
Koloman Moser

«As Três Graças»
Koloman Moser

«Piedade»
Koloman Moser

«MODERNISMO»

KOLOMAN MOSER

Sem comentários: