sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

POETAS DO CONCELHO D' ALANDROAL

XIII DÉCIMAS

Décimas populares pelo poeta Domingos José Pinto, natural de Mina do Bugalho da freguesia de São Brás dos Matos, do concelho de Alandroal. Nasceu a 26 de Janeiro de 1925 e foi de profissão caboqueiro de mármores. Começou a escrever poesia quando tinha 17 anos.
Poet'anarquista
Domingos José Pinto
Poeta Popular

Mote

Ó negra morte maldita
Já te lembraste de mim
Tu levas quem te palpita
E a ti nada te dá fim.

Glosas

Tudo levas todo o vivente
Deste mundo enganador
Tens um manto de pavor
Fazes medo a toda a gente.
Levas velho e inocente
Em chegando a hora aflita
Tudo lamenta e grita
Nos momentos de aflição,
Para ti ninguém alça a mão
Ó negra morte maldita.

Eu cheguei aos vinte anos
Muito jovem e sorridente
Logo me surgiste na frente
Abrindo-me os braços tiranos.
Destruíste os meus planos
Sempre procedes assim
És mais triste que Abarim
Que é o génio da maldade,
Na flor da mocidade
Já te lembraste de mim.

Quando te vi à cabeceira
Quis-me erguer não consegui
Fugir para longe de ti
Por seres tão má companheira.
És horrenda e traiçoeira
Ninguém te quer por visita
Só tens bom na tua escrita
O serem todos iguais,
Não interessam cabedais*
Tu levas quem te palpita.

Vás a palácios reais
Levas duques e barões
Ignorantes e sabichões
Dás-lhes os momentos finais.
Levas filhos, levas pais
Levas bom, levas ruim
Tudo tens no teu jardim
Que é o lúgrebe cemitério,
Levas pulha, levas sério
E a ti nada te dá fim.

Domingos Pinto

*Riquezas em bens (dinheiro, terras, animais).

Sem comentários: