domingo, 26 de fevereiro de 2012

PINTURA - HONORÉ DAUMIER

O pintor francês Honoré-Victorien Daumier, nasceu em Marselha a 26 de Fevereiro de 1808. Foi igualmente um caricaturista, chargista e ilustrador, tendo ficado conhecido como o «Michelangelo da Caricatura». É considerado um dos mestres da litografia e um dos grandes pioneiros do naturalismo. Daumier faleceu em Valmondois, a 10 de Fevereiro de 1879.
Poet'anarquista
Honoré Daumier
Pintor Francês

«Auto-Retrato»
Daumier
BREVE HISTORIAL

Pintor francês nascido em Marselha, considerado no seu tempo apenas um caricaturista político, com o tempo passou a ser visto como um dos mais importantes representantes da tendência realista que dominou a pintura francesa em meados do século XIX.

Radicado com a família em Paris (1815), onde frequentou a Academia de Belas-Artes e foi influenciado, principalmente por Rubens e Rembrandt, e das gentes pitorescas das ruas de Paris.

Embora tenha realizado muitas xilogravuras, o seu principal meio de expressão foi a litografia, produzindo cerca de quatro mil peças, a maior parte delas de conteúdo satírico social e político. As suas ilustrações e charges começaram a aparecer em «La Caricature», publicação de sátira política (1830). Uma sátira a Luís Filipe valeu-lhe seis meses de prisão (1832) e com a ascensão do regime autoritário de Napoleão III, a sua carreira de chargista foi definitivamente interrompida.

Em 1848 retirou-se para Valmondois , onde permaneceu até ao fim da sua vida, dedicando-se à pintura de cenas rústicas, explicitando costumes e conteúdo social.
Fonte: NetSaber
«A República»
Daumier

«Revolta»
Daumier

«Os Fugitivos»
Daumier

«Vagão de 3ª Classe»
Daumier

«No Teatro»
Daumier

«Dois Escultores»
Daumier

«Dom Quixote»
Daumier

«Esse Homem»
Daumier

«REALISMO/ NATURALISMO»
HONORÉ DAUMIER

Sem comentários: