domingo, 22 de janeiro de 2012

PINTURA - FRANCIS PICABIA

O pintor francês Francis-Marie Martinez Picabia, ou simplesmente Francis Picabia, nasceu em Paris a 22 de Janeiro de 1879. Com forte influência impressionista e fauvista, em especial pela obra de Picasso e Sisley, esteve igualmente ligado ao cubismo e ao surrealismo, voltando às origens impressionistas nos últimos anos da sua vida. Picabia faleceu na capital francesa, a 30 de Novembro de 1953.
Poet'anarquista
Francis Picabia
Pintor Francês

«Auto-Retrato»
Picabia
BIOGRAFIA

Pintor e escritor francês, Francis Picabia foi uma das figuras mais importantes do movimento Dada, em França e nos Estados Unidos. Estudou na École des Arts Décoratifs em Paris, entre 1895 e 1897, e desde cedo ganhou forte reconhecimento com as suas paisagens inspiradas no Impressionismo. Estes trabalhos, exibidos nos vários salões de Paris, eram particularmente próximos dos de Camile Pissarro e Alfred Sisley.

Na primeira década de 1900, Picabia foi aliciado pelas ideias de vanguarda que surgiam, sobretudo pelo denominado Orfismo que Apollinaire lançou em 1912. Esta forte influência, levou-o a abandonar as suas experiências no âmbito do Impressionismo e do Pontilhismo e a dedicar-se às composições tendencialmente cubistas, bastante coloridas e ricas em contrastes.

Em 1912 expôs com o grupo Section d'Or e em 1913 no Armony Show, em Nova Iorque. Durante a I Guerra Mundial, Picabia viajou por varios países do mundo, fixando-se em Nova Iorque em 1916, onde colaborou com o fotógrafo Alfred Stieglitz, na sua Galeria 291 e na revista com o mesmo nome. Durante este período tornou-se igualmente próximo de Duchamp. Mais tarde, neste mesmo ano, estabeleceu-se em Barcelona onde publicou a primeira edição da revista 391, como alusão ao seu envolvimento com a 291 em Nova Iorque. As 19 edições publicadas entre 1917 e 1924 foram de primordial importância para o desenvolvimento do Dadaísmo em Paris.

Em 1919 regressa a Paris, e até 1924, produz os seus trabalhos dadaístas mais importantes. Neste período, deu origem a escândalos públicos com os seus panfletos literários e também com os seus desenhos intencionalmente chocantes.

Em 1924 Picabia corta relações com os surrealistas, abandonando Paris e o atelier de arte. Em 1925, ao mudar-se para uma casa próximo de Cannes, o seu trabalho sofre igualmente grandes alterações que são visíveis, por exemplo, numa série de pinturas intitulada Monstros.

Em 1927 executa o primeiro trabalho de uma série que desenvolve até 1931 intitulada «Transparências», na qual recorre a pinturas de artistas anteriores como Piero della Francesca, Botticelli e Guido Reni. Neste período, as suas pinturas são executadas segundo uma técnica realista com um carácter frio, agressivo e perturbador.

Nos anos 40 produziu uma série de pinturas de figuras femininas, nuas e imbuídas de um forte erotismo. Estes seus trabalhos kitsch foram considerados, por uns, como uma forma do artista resolver os seus problemas financeiros, por outros, como os grandes precursores da Arte Pop.

No final da II Guerra Mundial, Picabia regressa a Paris, reinventa novos métodos e recicla elementos dos seus trabalhos anteriores. Embora enquanto artista dadaísta Picabia tenha sido bastante reconhecido, é apenas nos anos 80 que a sua arte, particularmente nas suas fases finais mais controversas, foi reavaliada pelos novos artistas americanos e europeus, como David Salle e Sigmar Polke, sugerindo caminhos nos quais as complexidades do desenvolvimento de Picabia continuam a provar ser influentes.
Fonte: mirror.berardocolection.com
 «Danças na Primavera»
 Picabia

«Cocolo»
Picabia

«Virgem com Menino»
Picabia

«Cyclope»
Picabia

«Hera»
Picabia

«Adão e Eva»
Picabia

«Equilíbrio»
Francis Picabia

«IMPRESSIONISMO/ FAUVISMO»

FRANCIS PICABIA

Sem comentários: