segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PINTURA - WILLIAM TURNER

O pintor romântico Joseph Mallord William Turner nasceu em Londres, Inglaterra, a 23 de Abril de 1775. Foi considerado por muitos como um dos grandes impulsionadores do impressionismo, em virtude dos seus estudos sobre a cor e a luz. William Turner faleceu em Chelsea, a 19 de Dezembro de 1851.
Poet'anarquista
«Auto-Retrato»
William Turner
BIOGRAFIA

Joseph Mallord William Turner, filho de um barbeiro, teve instrução precária, começando a trabalhar como desenhista aos 13 anos de idade. Aos 14 ingressou na Royal Academy of Arts, de que se tornaria membro dez anos depois e mestre aos 27 anos de idade.

Desde 1793 tinha o seu ateliê de desenhista. Em 1800, já conhecido, montou ateliês numa das principais ruas de Londres, a Harley Street. Celibatário, Turner dedicou toda a sua vida à pintura. As inúmeras viagens que fez destinaram-se a colher elementos para os seus quadros.

Em 1797 Turner começa a pintar a óleo e expõe o seu primeiro quadro na Royal Academy: «Castelo Norham». No início, sofre profunda influência de Claude le Lorrain, a quem chega a imitar. Inspira-se também nas marinhas dos mestres holandeses. 

Em 1897 começa uma série de gravuras, em que se ocupa por mais de dez anos e cujo resultado principal é o conjunto de chapas intituladas «Livro de estudos», através do qual o pintor procura fixar a variedade e a extensão da sua obra.

Turner preocupa-se desde o início com os efeitos da luz sobre a paisagem: é a esse respeito precursor do impressionismo, embora a sua pintura seja principalmente romântica e, às vezes, melodramática. As suas composições paisagísticas chegam a ter uma qualidade onírica.

Turner também foi um admirável aguarelista, tendo no seu tempo sido um dos mais solicitados ilustradores de livros. Na primeira fase da sua longa carreira, Turner reage contra o enquadramento rectangular dos quadros. Segundo ele, a visão humana não possui tal enquadramento, mas é concêntrica e elíptica. Por isso, nessa primeira fase e na maior parte da segunda, os seus quadros possuem uma convergência central, enquanto as extremidades se apresentam difusas, facto que levou alguns críticos e parte do público a classificar de inacabados muitos dos seus trabalhos. 

Na sua fase final, Turner dilui os contornos das figuras, dando-lhes uma aparência quase abstracta. O artista legou grande parte da sua obra para a «National Gallery», encontrando-se hoje numa galeria especial da «Tate Gallery».
Fonte: UOLEducação
«Erupção do Vesúvio»
William Turner

«Pescadores no Mar»
William Turner

«Castelo Flint»
 William Turner

«Ponte Carlisle»
William Turner

«Castelo Dunstanborough»
William Turner

«Ponte Abergavenny»
William Turner

«Grande Canal»
William Turner

«O Anjo em Pé no Sol»
William Turner

«O Combate Temerário»
William Turner

«ROMANTISMO»

WILLIAM TURNER

2 comentários:

Imaginauta disse...

Parabéns pelo blog...Admiro muito a obra de Turner! Abraços literários!!!

http://imaginopolis.spaceblog.com.br/r72201/Pinacoteca-de-bolso/

Antonio Salguero Ar. disse...

___Muchas Gracias Carlos por realizar este sitio web.
___Te felicito por las obras que has colocado de Joseph Turner
___Me impactó el vídeo que has puesto con sus obras.
___Yo lo subiré a mi muro en el Facebook.
___Te dejo un gran abrazo
Atentamente
Antonio (neuronacalva)