sábado, 31 de dezembro de 2011

PINTURA - MAX PECHSTEIN

Hermann Max Pechstein nasceu em Zwickau, na Alemanha, a 31 de Dezembro de 1881. Foi um pintor representante do expressionismo alemão e a sua obra contempla pintura figurativa, motivos exóticos das ilhas Palau, naturezas mortas e paisagens. Max Pechstein faleceu em Berlim Ocidental, a 29 de Junho de 1955.
Poet'anarquista
Max Pechstein
Pintor Alemão

«Auto-Retrato»
Max Pechstein
BREVE BIOGRAFIA

Hermann Max Pechstein começou a sua carreira artística como aprendiz de um pintor decorativo de Zwickau. Em 1903 matriculou-se na Academia Dresden. Em 1906 graduou-se com honras de topo e obteve uma bolsa para estudar na Itália. No regresso visitou Paris, onde fez amizade com Kees Van Dongen. Em 1906, juntou-se a Die Brucke. Em 1910, mudou-se definitivamente para Berlim, onde foi eleito Presidente da Secessão Neue. Expôs na Secessão de Berlim em 1912 e foi expulso de Die Brucke por ter violado regras estabelecidas de só expor em conjunto. Em 1914 viajou para as Ilhas Palau nos mares do sul. Após o seu regresso, foi convocado para o serviço militar e enviado para a frente Somme. Em 1917 sofreu um colapso nervoso.

Pechstein produziu 850 cópias compostas por 390 litografias, 290 xilogravuras e 170 gravuras. Nos primeiros anos, Pechstein somente imprimiu em edições muito pequenas. A sua técnica, muitas vezes irregular resultou em diferenças de impressão. Ele gostava de experimentar com papéis coloridos e tintas diferentes. Uma cópia de vários blocos (um para cada cor) era muito trabalhoso dada a sua natureza impaciente, e então resolveu aplicar cores diferentes para o mesmo bloco.

As gravuras representam o menor número de impressões na sua obra inteira. Ele gostava especialmente de combinar as técnicas de ponta seca e água-tinta. Como desenhista excepcional que foi,  gostava do imediatismo na litografia.
Fonte: germanexpressionism.com
«Homem com Cachimbo»
Max Pechstein

«Modelo»
Max Pechstein

«Nua Sentada»
Max Pechstein

«Mulheres com Tapete»
Max Pechstein

«Puxando os Barcos»
Max Pechstein

«Três Mulheres Nuas na Paisagem»
Max Pechstein

«Convento de Monterosso Sobre o Mar»
Max Pechstein

«EXPRESSIONISMO»
MAX PECHSTEIN

Sem comentários: