quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PINTURA - DIEGO RIVERA

O pintor mexicano de origem judaica Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera y Barrientos Acosta y Rodríguez, na pintura Diego Rivera, nasceu em Guanajuato a 8 de Dezembro de 1886. Foi um dos maiores pintores mexicanos de todos os tempos com iniciação pelo naturalismo e, mais tarde, a sua viragem à modernidade levou-o ao encontro do cubismo. Diego Rivera faleceu a 24 de Novembro de 1957, em San Ángel na Cidade do México.
Poet'anarquista
Diego Rivera
Pintor Mexicano

«Auto-Retrato»
Diego Rivera
BIOGRAFIA

Figura de relevo da modernidade mexicana, iniciou os seus estudos de pintura na Academia de San Carlos, aos dez anos de idade.

Formado nos moldes do naturalismo, a sua entrada na modernidade ocorre a partir de uma segunda viagem à Europa em 1911. Nesta segunda permanência em Paris fica marcado pelo Pontilhismo de Seurat, pelas formas maciças de Gauguin e pela construção fragmentária, já potencialmente cubista, de Cézanne.

Em 1913 sai de Paris rumo a Toledo, já com o instrumental necessário para ser um cubista consumado. Esta etapa nos permite ver um Rivera, ainda alheio ao contexto mexicano, mas com uma excelência técnica e uma curiosidade intelectual suficientes para apreender com solidez os pressupostos iniciais da vanguarda europeia. 

O seu Cubismo, dificilmente analítico, delata já o seu gosto pelo colorido brilhante, rico em tonalidades; a elegância compositiva, levemente inclinada nos seus eixos; um desenho preciso, de pincelada empastada; a capacidade para abstrair o detalhe em função de uma impressão sistémica da visão.

As séries de retratos e paisagens cubistas (1913-1918) são iniciadas na Espanha, onde viverá com Angelina Beloff. «O Grande de Espanha», obra realizada na primavera de 1914, também é conhecida como «O Cavalheiro». Segundo o artista, a obra representa Mariscal Semyon Mikhaylovich Budenny, sendo por isso possível que o título definitivo seja uma decisão posterior. 

Já em 1915 aparecerá pela primeira vez o tema mexicano na sua pintura, ainda cubista, com «Paisagem Zapatista» ou «O Guerrilheiro».
Fonte: NetSaber
«Mural - A Civilização Tarascan»
Diego Rivera

«Mural - Antropologia»
Diego Rivera

«Maturação»
Diego Rivera

«Exploradores»
Diego Rivera

«Os Semeadores»
Diego Rivera

«O Transportador de Flores»
Diego Rivera

«A Mulher do Poço»
Diego Rivera

«Jacques-Lipchitz»
Diego Rivera

«MODERNISMO/ CUBISMO»
DIEGO RIVERA

Sem comentários: