domingo, 4 de dezembro de 2011

PINTURA - DEBORA ARANGO

A pintora expressionista Debora Arango nasceu em Medellín, Colômbia, a 11 de Novembro de 1907. Estudou no Instituto de Arte de Medellín, onde aprendeu dos mestres Eladio Vélez e Pedro Nel Gomez a dinâmica e vitalidade de movimento e cores. Foi a primeira mulher colombiana a pintar nus, o que motivou alguns dos seus trabalhos terem sido muito mal aceites pela sociedade, chegando mesmo a ter uma exposição censurada em Espanha. Debora Arango faleceu a 4 de Dezembro de 2005, em Envigado na Colômbia.
Poet'anarquista
Debora Arango
Pintora Colombiana
BIOGRAFIA

(Deborah Perez Arango, Medellin, 1907 - Envigado, 2005), pintora colombiana e aguarelista. Após terminar o colégio na Escola Maria Auxiliadora de Cristãos, começou a estudar pintura no Instituto de Arte de Medellín, o qual deixaria dois anos depois decepcionada com a natureza convencional da formação ministrada. Aluna de Pedro Nel Gomez, participou pela primeira vez em 1937 numa exposição colectiva, que exibiu uma série de óleos e aguarelas e alguns nus, que foram considerados ultrajantes.

Dois anos mais tarde ganhou o primeiro prémio em exposição organizada pela Sociedade Amigos da Arte no Clube União de Medellin.  Fez a sua primeira exposição individual em 1940 no Teatro Colón de Santa Fé de Bogotá, e depois participou do primeiro Salão Anual de Artistas da Colômbia. Em seguida, mostrou o seu trabalho em exposições noutro grupos na cidade de Cali e Medellín, onde mais uma vez as suas pinturas causaram grande polémica.

A partir de 1946 ficou interessada na técnica de frescos e estudou o trabalho de alguns «watercolorists» mexicanos. Também viajou pelo México, EUA, Espanha, Inglaterra, Escócia, França e Áustria. Em 1955 apresentou-se numa exposição individual no Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, mas no dia seguinte todos os seus quadros foram retirados por ordem das autoridades franquistas sem explicação.  Isto levou ao seu regresso  imediato a Medellín, onde no mesmo ano expôs no Centro Colombo-Americano uma série de cerâmica. Em 1957  fez uma exposição individual com novas pinturas em «Casa Mariana Medellin». Mais tarde, em 1964, apresentou mais de 200 obras (aguarelas, óleos e cerâmicas), no Museu de Arte Moderna de Medellín e na Biblioteca Luis Ángel Arango de Santa Fé de Bogotá.

Deborah Arango foi a primeira mulher colombiana que se atreveu a pintar nus, fez um monte de poeira, embora talvez não tanto quanto seus retratos de conhecidos políticos na forma de animais (por exemplo, retratou saída de Laureano, general Gustavo Rojas Pinilla Coup presidindo um coro de rãs). Apesar da controvérsia em torno do seu trabalho, Arango foi agraciada com o prémio «Ministério da Educação e Cultura de Antioquia para as Artes e Letras», em reconhecimento da sua contribuição cultural.
Fonte: Biografia y Vidas
«A Queda»
Debora Arango

«Laureano de Saída»
Debora Arango

«Justiça»
Debora Arango

«Os Mendigos»
Debora Arango

«A República»
Debora Arango

«A Dança»
Debora Arango

«Piedade»
Debora Arango

«EXPRESSIONISMO»

DEBORA ARANGO


Sem comentários: