domingo, 27 de novembro de 2011

PINTURA - TSUGUHARU FOUJITA

Léonard Tsuguharu Foujita nasceu em Tóquio, no Japão, a 27 de Novembro de 1886. Pintor japonês modernista, aplicou técnicas de tinta japonesa em pinturas de estilo ocidental. Em 1959 adquiriu nacionalidade francesa e converteu-se ao catolicismo. Conheceu e foi amigo de pintores como Juan de Gris, Pablo Picasso e Henri Matisse. Foujito faleceu em Zurique, na Suíça, a 29 de Janeiro de 1968.
Poet'anarquista
Tsuguharu  Foujita
Retrato de Ismael Nery

«Auto-Retrato com Gato»
Foujita
BIOGRAFIA

(Tóquio, 1886 - Zurique, 1968)- pintor japonês também conhecido no mundo da arte como Tsuguji Fujita. Foi um dos membros de uma família de altos samurais. Estudou pintura na Escola Imperial de Belas Artes em Tóquio, onde se graduou em 1910. Em 1911 alcançou grande sucesso com o livro «O Imperador da Coreia». Em 1913 mudou-se para Paris. Durante a sua estadia em Paris estabeleceu relações estreitas com grandes pintores europeus de arte moderna, entre os quais Picasso, Matisse e Modigliani. Tornou-se membro anual em 1919 do «Salon d'Automne», e membro permanente do mesmo no ano seguinte.

Regressou ao Japão em 1929, onde a sua apresentação foi recebida com grande sucesso por parte da crítica. Permaneceu um ano mais no Japão e em 1930 estabeleceu-se em Paris. Em 1931 viajou pela América do Sul, América Central, América do Norte e Japão, tendo regressado a França em 1933. Durante a sua breve estadia no Japão pintou vários murais, incluindo o Evento Anual de Akita Festival Santuário, no Monte Taihei Miyosi.

Na sua pintura realizou com  peculiaridade oriental vários temas ocidentais, aplicando as técnicas de óleo francês para estilos de pintura japonesa, encontrando assim uma maneira de sintetizar estas duas tradições numa única técnica pictórica. Os seus trabalhos foram realizados preferencialmente em aguarela e técnicas de pintura a óleo que dominava com grande habilidade. Entre os temas favoritos destacou a natureza, animais de estimação, o nu feminino e retratos, sempre com a singularidade que reflectiam a formação em desenho e uso de cores.  As suas cenas eram francesas, os seus modelos europeus e as suas linhas japonesas.

Aprovada a pintura oriental nos seus desenhos e pinturas de gráficos precisos e delicados em material pictórico, onde por vezes assumiu as qualidades do uso da laca. Alguns críticos incluem a sua obra no maneirismo. O seus melhores trabalhos, conhecidos pela sua base macia preta e um fundo branco de suave reminiscência em porcelana, foram «Auto-Retrato com um Gato»,  «O Gato», «Mulher», «Nu na Praia», «Brown», «Notre Dame», «The Hall of Montparnasse» , «O meu Estudo» e «Carnavalet».
Fonte: Biografias&Vidas
«Nu na Praia»
Foujita

«Os Dois Gatos»
Foujita

«A Virgem e o Menino»
Foujita

«A Doca Flor - Notre Dame»
Foujita

«A Amizade»
Foujita

«Retrato de Jeanne Hebuterne»
Foujita

«A Menina com Tigela»
Foujita

«MODERNISMO»
TSUGUHARU FOUJITA

Sem comentários: