segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PINTURA - SIDNEY NOLAN

O pintor australiano Sidney Robert Nolan nasceu em Melbourne, a 22 de Abril de 1917. Ficou conhecido por desenvolver uma nova linha iconográfica com inspiração na história e nas velhas tradições de Natal da Austrália. Tinha um particular interesse nas paisagens desérticas do seu país, assim como pelos contos e histórias românticas. Foi igualmente um cenógrafo teatral de grande sucesso no Royal Opera House de Londres. Sidney Nolan faleceu a 28 de Novembro de 1992, em Londres.
Poet'anarquista
Sidney Nolan
Pintor Australiano
BREVE BIOGRAFIA

Nasceu em 22 de abril de 1917 em Melbourne (Austrália), cidade onde estudou arte em meados da década de 1930. 

Através de reproduções das suas obras, entrou em contacto com alguns artistas avant-garde, principalmente dadaístas e surrealistas. Conheceu John Reed, líder de um grupo inovador de artistas de Melbourne, com quem fundou em 1938, a Sociedade de Arte Contemporânea. 

Em 1940 teve sua primeira exposição individual em Melbourne e, em 1951 expôs pela primeira vez fora do seu país, em Londres.

Após uma fase inicial de formas totalmente abstractas, desenvolveu um estilo figurativo que representa a paisagem do deserto australiano, como em «Carron Plains» (1948, Museu de Arte de New South Wales, Sydney), bem como contos e histórias de uma natureza romântica . 

Mais tarde, pintou paisagens chinesas, usando uma variedade de técnicas. Além de numerosas gravuras e desenhos, foi cenógrafo teatral de grande sucesso, especialmente para a Royal Opera House, em Londres. 

Sidney Nolan morreu em 28 de novembro de 1992 em Londres.
Fonte: Buscabiografias
«Antílope»
Sidney Nolan

«A Tentação de Santo António»
Sidney Nolan

«Ern Malley»
Sidney Nolan 

«Sem Título (?)»
Sidney Nolan 

«Flores Silvestres»
Sidney Nolan 

«Distrito do Interior Australiano»
Sidney Nolan 

 «Paisagem com Ned Kelly»
Sidney Nolan 

«Paisagem - Mineiro de Capacete Vermelho»
Sidney Nolan 

«MODERNISMO»
SIDNEY NOLAN

Sem comentários: