quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LITERATURA - MARK TWAIN

O escritor e humorista norte-americano Samuel Langhorne Clemens, de pseudónimo Mark Twain, nasceu na Florida, Missouri, a 30 de Novembro de 1835. Os seus romances de maior sucesso foram «As Aventuras de Tom Sawyer» e « As Aventuras de Huckleberry Finn», este último referido muitas vezes como um dos melhores romances americanos de todos os tempos. Mark Twain faleceu em Redding, Connecticut, a 21 de Abril de 1910.
Poet'anarquista
Mark Twain
Escritor Norte-Americano
BIOGRAFIA

Mark Twain, pseudónimo de Samuel Langhorne Clemens, primeiro grande escritor do oeste dos Estados Unidos que exerceu grande influência sobre todos os escritores que se esforçaram por «Descobrir a América» através das suas paisagens, das peculiaridades do seu povo e do seu folclore.

Mark Twain passou a infância às margens do rio Mississipi. Perdeu o pai aos 12 anos quando começou a trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Foi entregador, escriturário e ajudante. Aos 13 anos tornou-se aprendiz de tipografia, e depois, trabalhando como impressor, viajou por diversos estados. Aprendeu navegação no rio Mississipi tornando-se piloto fluvial. Nessa época começou a escrever textos de humor e adoptou o pseudónimo de Mark Twain, termo usado pelos barqueiros, que significa «duas marcas» na verificação da profundidade dos rios.

Depois participou da Guerra Civil, como confederado. Após o conflito, foi para o Oeste (Nevada) onde viveu com o seu irmão. Passou a escrever para o jornal da cidade de Virginia. Foi jornalista e conquistou o público com o conto «A Célebre Rã Saltadora do Condado de Calaveras», publicado em 1865. Dois anos depois, Twain visitou a França, a Itália e a Palestina, recolhendo material para o seu livro «The Innocents Abroad» (1869), que estabeleceu a sua reputação de humorista. Twain casou-se com Olívia Langdon em 1870 e fixou-se em Hartford, Connecticut.
«As Aventuras de Tom Sawyer»
Mark Twain

Dois anos mais tarde publicou «Roughing It», e em 1873 «The Gilded Age». Em 1876 saiu a primeira das suas grandes obras, «As aventuras de Tom Sawyer», romance baseado nas experiências da adolescência do autor no rio Mississipi. No livro seguinte, «A Tramp Abroad» (1880) o autor visitou a Europa, regressando com «Vida no Mississipi»(1883). A obra-prima da carreira literária de Twain, «As aventuras de Huckleberry Finn», foi publicada em 1884.

«As Aventuras de Huckleberry Finn»
Mark Twain

O livro, que parecia só uma obra para jovens, constituía na realidade uma fábula da América que se urbanizava e industrializava enfrentando o sonho de uma vida na liberdade da natureza. «Huck» representava muitas das aspirações da sociedade americana, com as quais o público facilmente se identificou. O romance estabeleceu definitivamente Twain como um dos grandes humoristas da literatura mundial. Outras obras do autor: «O Príncipe e o Mendigo», «Um Ianque na Corte do Rei Artur» (1889), «A Tragédia de Pudd'nhead Wilson»(1894) e «Joana D`Arc» (1896).

A década de 1890 foi marcada por dificuldades financeiras e nos últimos anos a caricatura burlesca deu lugar a um pessimismo satírico. A dimensão irónica do mundo, e em particular do sonho americano, revelaram um retrato americano em toda a sua materialidade.
Fonte: UOLEducação

2 comentários:

Anónimo disse...

Ando há dezenas de anos para escrever isto, portanto, obrigado ao Poet'Anarquista pela oportunidade.

Comecei a ler o Mark Twain quando era muito novo, lá pelos meus quinze, dezasseis anos e, de facto, pensei que ele escrevia para leitores juvenis.
Engano meu, pois quando o reli, muitos anos mais tarde, percebi que ele queria algo mais do que contar as aventuras de dois rapazes nas margens do grande rio americano. "As Aventuras de Tom Sawyer" e as "Aventuras de Huckleberry Finn", os seus livros que conheço melhor, são mesmo uma tentativa para construir a tal fábula de construção da América.
Estes dois livros, embora impregnados de lembranças da juventude do autor, são, também, a realidade de um grande país em construção.

Aliás, a relação de "Hucky" com o escravo em fuga, reflecte bem a realidade americana dessa época.

Só um escritor do sul dos Estados Unidos poderia escrever esses livros, colocando as relações entre brancos e negros, como Marck Twain as coloca.

E não é por acaso que ele, durante a Guerra Civil Americana, se alista no lado dos confederados.
Bem sei que o Mississípi, geograficamente, pertence ao sul, mas, em minha opinião, havia ali também questões culturais.

Isto, embora eu hoje pense que tão bons eram os do sul como os do norte. Apenas se desentenderam sobre a forma de exploração.

Finalmente consegui dizer isto.

O. W. Calabrese

Camões disse...

Na verdade também ali havia questões (divergências) culturais, estão presentes nos grandes conflitos e quase sempre consideradas como de menor importância. Mas nem sempre assim é...

A «verdade» de que falo pode ser historicamente comprovada, diferenças culturais podem ser motivo de grandes desavenças na vida dos povos...

Engraçado, eu penso o inverso. A diversidade cultural sempre me atraiu positivamente. Talvez por me sentir humano...

Para acabar com este paleio de vez, fiquei satisfeito por finalmente alguém conseguir pensar e dizer o que acabou por escrever.

Solrac Seomac Sadrahlag