terça-feira, 9 de agosto de 2011

ARTE NA CAPELA SISTINA

Inauguração da Capela Sistina, antiga Capela Magna, a 9 de Agosto de 1483. Passados que são 528 anos dessa data histórica, recorda-se hoje em vídeo a arte dos maiores pintores da Renascença - Michelangelo, Raphael, Bernini, Sandro Botticelli, Pietro Perugino e Domenico Ghirlandaio - grandes mestres da pintura renascentista.
Poet'anarquista
«CAPELA SISTINA»

PINTORES DA RENASCENÇA
CAPELA SISTINA

Capela Sistina (em italiano: Cappella Sistina) é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitectura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e a sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli.

A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipa de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de Agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção.

Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para actividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.
Fonte: Wikipédia

1 comentário:

Anónimo disse...

LINDO!!!
Muitíssimo Obrigada.

Uma Alandroalense (L...)