terça-feira, 7 de junho de 2011

PINTURA - PAUL GAUGUIN

Eugène-Henri-Paul Gauguin nasceu em Paris, França, a 7 de Junho de 1848. Foi um extraordinário pintor do pós-impressionismo, com grande influência na arte moderna virada para o exotismo e o primitivismo. Depois de uma tentativa de suicídio falhada com arsénico em 1898, veio a falecer 5 anos mais tarde nas Ilhas Marquesas, Polinésia francesa, a 9 de Maio de 1903 com a doença sífilis.
Poet'anarquista
Paul Gauguin
Pintor Francês

«Auto-Retrato»
Gauguin
BIOGRAFIA
7/6/1848, Paris, França
9/5/1903, Ilhas Marquesas, Polinésia francesa

«Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés.» Essa frase só poderia ser de Gauguin, um dos principais pintores do pós-impressionismo, que exerceu profunda influência em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo.

Eugène-Henri-Paul Gaugin era filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana. Viveu em Lima de 1851 a 1855. Aos 17 anos, entrou para a Marinha Mercante, onde permaneceu por cinco anos e teve a oportunidade de visitar o Panamá e o Pacífico. Aos 23 anos, esteve no Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro.

Em 1871, Gauguin regressou a Paris e começou a trabalhar como corretor de valores e a pintar nas horas livres. Casou-se com uma dinamarquesa, Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.

Foi numa exposição impressionista, em 1874, que confirmou o seu desejo de ser pintor. Logo os seus quadros também começaram a ser aceites em exposições. Pissarro teve um interesse especial pelas suas obras, e apresentou-o a Cézanne. 

Em 1883, um colapso económico ajudou-o na decisão de se tornar um artista a tempo inteiro. Estabeleceu-se em Ruen, com a mulher e os filhos, mas a experiência não deu certo. Mudaram-se então para Copenhagen, terra natal da sua esposa. Na Dinamarca não era feliz e regressou sozinho a Paris, em 1885. Instalou-se depois em Pont-Aven, na Bretanha, conhecido reduto de artistas.

Entre 1885 e 1886 encontrou Degas, Charles Laval, Emile Bernard e Van Gogh. Com Laval viajou a Martinica. Após um breve período com Vincent Van Gogh em Arles (1888), Gauguin abandonou cada vez mais a arte imitativa para a expressão com a cor.

Graças ao dinheiro conseguido com uma exposição do seu grupo no café Volpini em Paris, em 1891, partiu para o Taiti, onde pintou o cenário primitivo e luminoso da região, as formas opulentas das suas mulheres e a exuberância tropical. «Duas Mulheres na Praia» foi uma das suas primeiras obras no Taiti.

Dois anos mais tarde, regressou a Paris na esperança das suas telas fazerem sucesso. Frustrado, voltou ao Taiti em 1895. Hospitalizado com frequência por uma condição sifilítica não diagnosticada, tentou em vão o suicídio em 1898. Em 1901, estabeleceu-se nas Ilhas Marquesas, morrendo dois anos depois.
Fonte: UOL Educação

«De Onde Viemos, Quem Somos, Para Onde Vamos»
Gauguin

«Guardador de Porcos»
Gauguin

«Van Gogh Pintando os Girassóis»
Gauguin

«Mulheres do Taiti»
Gauguin

«Orana Maria»
Gauguin

«O Cristo Amarelo»
Gauguin

« Sê-de Amorosos e Sereis Felizes» 
Gauguin

«Sê-de Misteriosos»
Gauguin

«PINTURA PÓS-IMPRESSIONISTA»

PAUL GAUGUIN

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande pintor, maravilhosas pinturas!