sexta-feira, 10 de junho de 2011

PINTURA - GUSTAVE COURBET

Gustave Courbet, pintor anarquista da escola realista, nasceu em Ornans, França, a 10 de Junho de 1819. Este extraordinário artista pintou as mais diversas paisagens e personagens do cotidiano, onde o romantismo foi substituído pela realidade, fruto da sua abnegada observação directa. Em busca do real, transportou para a tela pinceladas espontâneas, nunca deixando de lado os aspectos menos estéticos observados. Courbet faleceu a 31 de Dezembro de 1877 em La Tour-de-Peilz, Suiça.
Poet'anarquista
Gustave Courbet
Pintor Francês

«Auto-Retrato»
Courbet
BIOGRAFIA
10 de junho de 1819, Ornans, Doubs (França)
31 de dezembro de 1877, La Tour-de-Peilz (Suíça)

O pai de Gustave Courbet, um viticultor do Franco-Condado, desejava torná-lo engenheiro, mas acabou deixando-o estudar direito em Paris, para onde Gustave seguiu em 1839. Ali, desinteressando-se dos estudos, alugou um ateliê e dedicou-se à pintura como autodidacta. 

Courbet frequentava o Louvre e a Academia Suíça, mas também pintava na floresta de Fontainebleau. Cedo adquiriu um método de pasta espessa, amiúde aplicado à espátula, de efeito vigoroso.

Em 1844 o seu «Retrato com Cão Negro» foi aceite para a exposição anual do Salão de Arte. Nos anos seguintes, só parte dos seus envios seria aceite. No entanto, data dessa época uma esplêndida série de auto-retratos, como «O Violinista» e «Homem com Cinto». Courbet jactava-se por desagradar o júri do Salão e via nas recusas a prova do seu valor.

ESQUERDISMO
Após viajar aos Países Baixos e Inglaterra, fixou-se em Paris em 1848, onde se ligou a Baudelaire, Proudhon, Champfleury e Murger. Republicano ardente, cedo se tornou figura notória por discursos acalorados nos cafés.

Em 1850 apresentou ao Salão «Quebradores de Pedras», o primeiro quadro de tema proletário e «Enterro em Ornans», cujo realismo fez escândalo. Sem dúvida a oposição à sua arte seria menos violenta, não fosse o seu manifesto esquerdismo.

Entre os seus partidários encontrava-se o coleccionador Bruyas, de quem se tornou amigo. Dessa amizade originou-se o quadro «O Encontro», comumente chamado «Bom dia, Sr. Coubert», que representa o coleccionador e seu criado saudando o pintor, e simbolizava, segundo este, o dinheiro saudando a arte.

CAMINHO ABERTO AOS IMPRESSIONISTAS
Em 1855 enviou onze telas à Exposição Universal, vendo recusado o seu imenso «O ateliê», chamado pelo artista «Alegoria Real». Nele retratou os seus ódios e amizades. No centro, ele próprio, pintando uma paisagem. Baudelaire, colocado à direita, simboliza a poesia realista. Atrás do cavalete, um boneco dependurado representa as convenções artísticas; um violão e um chapéu de mosqueteiro jogados no chão, à esquerda, seu desprezo pelo romantismo.

Inconformado, Courbet resolveu fazer uma exposição particular de cerca de quarenta quadros seus que conseguiu reunir - um Salão dos Recusados particular, pioneiro das manifestações dos impressionistas contra a arte oficial. Nessa ocasião, a crítica, sempre irónica ante o conteúdo político-social das suas pinturas, não pôde deixar de reconhecer o seu valor.

A sua influência atingiu a Bélgica e a Alemanha, onde estivera em 1858-59. Em 1870 foi eleito presidente da comissão de museus. Com grande escândalo, recusou a Legião de Honra, alegando não querer ser condecorado por Napoleão III.

Participando da Comuna de Paris, decretou o desmonte da coluna Vendôme. Restabelecida a ordem, foi responsabilizado pela depredação e condenado a seis meses de prisão. Em 1873, obrigado a pagar a reconstrução da coluna, refugiou-se na Suíça, onde recomeçou a pintar retratos e paisagens.

A sua saúde abalada agravou-se com a notícia da venda em hasta pública dos seus bens, inclusive os quadros, vindo a morrer de cirrose em 1877.

Foi enorme a influência de Courbet. Combatendo a arte académica convencional, criou um estilo enérgico que dá nova importância aos menores factos da vida cotidiana, abrindo caminho aos impressionistas.
Fonte: UOL Educação
«Enterro em Ornans»
Courbet

«Auto-Retrato com Cão Negro»
Courbet

«Cortadores de Pedra»
Courbet

«Mulheres Peneirando Trigo»
Courbet

«A Origem do Mundo»
Courbet

«O Sono»
Courbet

«Mulher nas Ondas»
Courbet

«PINTURA DA ESCOLA REALISTA»
GUSTAVE COURBET

Sem comentários: