segunda-feira, 20 de junho de 2011

LITERATURA - MATILDE ROSA ARAÚJO

A escritora portuguesa Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa a 20 de Junho de 1921. Foi essencialmente uma escritora virada para a literatura infantil, embora também tenha escrito contos e poesia para adultos. Exerceu a sua actividade profissional como professora e ganhou vários prémios literários ao longo da sua carreira, entre os quais se destaca o «Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian». Matilde Rosa Araújo faleceu em Lisboa, a 6 de Julho de 2010.
Poet'anarquista
Matilde Rosa Araújo
  Escritora Portuguesa
BIOGRAFIA

Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em 1921.

Licenciou-se em Filologia Romãnica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. 

Foi professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa.

Exerceu a sua actividade profissional, como professora, na cidade do Porto.

Autora de livros de contos e poesia para o mundo adulto e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, a sua temática centra-se em torno de três grandes eixos de orientação: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.

Dedicou a sua vida aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.

É autora de alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre a educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.

Recebeu os seguintes prémios no domínio de Literatura para a Infância:

Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian ex-aequo com Ricardo Alberty, em 1980;

Prémio atribuído pela primeira vez, para o melhor livro estrangeiro (novela O Palhaço Verde), pela associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil, em 1991;

Prémio para o melhor livro para a Infância publicado no biénio 1994-1995, pelo livro de poemas Fadas Verdes, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996.
Fonte: Scribd
Matilde Rosa Araújo
Literatura Infantil

Matilde Rosa Araújo
Literatura Infantil

Matilde Rosa Araújo
Texto sobre os direitos da Criança

Matilde Rosa Araújo
Poemas para a Juventude

Matilde Rosa Araújo
Novela Infantil

Matilde Rosa Araújo
Livro de Contos

Sem comentários: