quarta-feira, 29 de junho de 2011

LITERATURA - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry, ou simplesmente Saint-Exupéry, nasceu em Lyion, na França, a 29 de Junho de 1900. Escritor, ilustrador e piloto durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se famoso no mundo da literatura com o livro «O Principezinho». Saint-Exupéry faleceu a 31 de Julho de 1944, no Mar Mediterrâneo.
Poet'anarquista
Antoine Saint-Exupéry
Escritor Francês
BREVE BIOGRAFIA

Antoine Marie Roger, conde de Saint-Exupéry, escreveu um dos mais famosos best-sellers do pós guerra, O Pequeno Príncipe (1943), uma parábola em forma de conto que coloca em xeque o ponto de vista racional dos adultos. 

«O Principezinho»
Saint-Exupéry

Os seus romances, diários e ensaios transmitem uma filosofia de vida que pretende melhorar as relações entre as pessoas, mediante a utilização ética da técnica, além de exaltar a amizade e a fraternidade, que conduzirão até ao auto-sacrifício, se necessário. 

Os seus temas têm por base as suas experiências como piloto. Depois de cumprir o serviço militar na Força Aérea francesa, trabalhou para linhas aéreas privadas da Europa e da América. 

Na primeira fase da Segunda Guerra Mundial, foi piloto de ensaios e de combate. Em 1940, juntou-se à Força Aérea dos Estados Unidos e realizou vôos de reconhecimento para os aliados. Empreendeu então uma viagem à Córsega, da qual nunca regressou. 

Outras obras importantes que escreveu são «Correio do Sul» (1929), « Vôo Nocturno» (1931), «Terra de Homens» (1939) e «Piloto de Guerra» (1942).
Fonte: NetSaber
«Cada Um Que Passa...»
Saint-Exupéry

Sem comentários: