quarta-feira, 11 de maio de 2011

RESGATE DE PORTUGAL EM CARTOONS

Cartoons de José Bandeira no Diário de Notícias, rubrica «Cravo & Ferradura», sobre a troika e o resgate a Portugal. Não dá pra rir... a UE e o FMI lucram milhões!  
Poet'anarquista
José Bandeira
 Cartunista Português
tvi24
11-05-2011

Portugal está em crise já há muito tempo, mas agora a vinda da troika ao país e mais medidas de austeridade são um tema «soberbo» para os cartoonistas. Certo é que nem todos os desenhos são para fazer rir. 

José Bandeira tem há vários anos uma tira humorística diária no Diário de Notícias - a «Cravo & Ferradura» - na qual aborda a atualidade portuguesa. Mos últimos tempos, é a crise económica que domina os seus desenhos. «A situação que se vive é uma tragédia», mas a «troika é uma coisa maravilhosa», disse à agência Lusa o cartoonista, explicando que ela que lhe permite falar de Portugal além dos habituais actores políticos como José Sócrates e Pedro Passos Coelho.

Uma das protagonistas de «Cravo & Ferradura» é uma mulher idosa, lúcida e séria, porque Portugal tem uma população envelhecida e porque «os velhotes juntam essa candura das crianças com uma certa sapiência. Já sofreram muito e não se deixam impressionar».

É com ela que muitas vezes José Bandeira satiriza o que se passa em Portugal, um assunto que é «uma mina» para desenhar todos os dias.

No entanto, o cartoonista alertou que o humor nem sempre é para rir e que deve ser aproveitado para «brincar com as coisas sérias». «Um cartoonista tem que se pôr um bocadinho de fora, mas não é fácil ter um distanciamento. É preciso quase ter uma atitude filosófica e não aceitar a coisa pelo valor parcial».

Somos «os porcos»

Riber Hansson, cartoonista sueco premiado em 2007 no World Press Cartoon, está do lado de fora e tem esse distanciamento em relação ao que se passa em Portugal e nos outros países europeus afectados pela crise como a Grécia e Irlanda.

«O cartoon não é um instrumento de precisão. Eu penso que a maioria dos leitores compreende que a sátira de um cartoon se destina a atingir os que causam a situação» retratada.

A actualidade económica domina muitos dos cartoons que Riber Hansson publica na imprensa sueca e o autor tenta sempre ser ao mesmo tempo objectivo e livre para identificar, no seu entender, quem são os bons e os maus da fita.

«Se uma situação se prolonga no tempo é mais fácil comentá-la. Uma ideia leva sempre a outra e se leitor e cartoonista estiverem a acompanhar esse assunto, este tem oportunidade de refletir sobre diferentes perspectivas e mesmo assim ser compreendido».

Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha têm sido retratados por alguns cartoonistas estrangeiros como porcos - as siglas dos quatro países formam a palavra PIGS -, o que José Bandeira descreve como «um certo chauvinismo que vem ao de cima».

«Temos que pagar um bocadinho esta nossa forma de ser mediterrânica, se bem que à Islândia aconteceu o mesmo e não é nada mediterrânica», disse José Bandeira entre risos.
Para Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional de Imprensa, esta questão de dependência externa de Portugal já é comentada desde o tempo de Rafael Bordalo Pinheiro. «O tema é soberbo, é um verdadeiro paraíso para os cartoonistas, que podem por o dedo na ferida e pôr-nos a rir e a ironizar, porque esta questão toca a nossa identidade».
Fonte: tvi24
Resgate de Portugal Desenhado em Cartoons
«Resgate I»
José Bandeira

«Resgate II»
José Bandeira

«Resgate III»
José Bandeira

«Resgate IV»
José Bandeira

1 comentário:

Anónimo disse...

Postagem muito a propósito, não dá mesmo para rir. Os políticos que temos são uma tristeza que nos fazem chorar. Isto está a precisar é de outro 25 de Abril, mas desta vez a sério!