quarta-feira, 11 de maio de 2011

PINTURA - SALVADOR DALÍ

O extraordinário pintor surrealista espanhol, Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, também 1º Marquês de Dalí de Púbol e mais conhecido por Salvador Dalí, nasceu em Figueres a 11 de Maio de 1904. Influenciado pelos mestres do Renascimento, Dalí e a sua obra chamam a atenção pelas imagens bizarras e oníricas, de excelente qualidade plástica. A sua personalidade excêntrica marcou profundamente toda a sua vida e obra artística. Faleceu na sua terra natal, Figueres, a 23 de Janeiro de 1989.
Poet'anarquista
Salvador Dalí
Pintor Catalão

Dalí e Gala
Pintor e Musa
BIOGRAFIA
11/05/1904, Figueres, Catalunha, Espanha
23/01/1989, Figueres, Catalunha, Espanha

Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Os quadros de Dalí chamam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica.

Dalí foi influenciado pelos mestres da Renascença e foi um artista com grande talento e imaginação. Era conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que por vezes incomodava os seus críticos.

Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech era filho de Salvador Dalí i Cusí (de remota origem árabe), de classe média e figura popular da cidade, e de Felipa Domenech, uma dona-de-casa católica.

Iniciou a sua educação artística na Escola de Desenho Municipal. Em 1916, durante as férias de verão em Cadaquès, descobriu a pintura impressionista.

A sua primeira exposição pública foi no Teatro Municipal de Figueres, em 1919. Em 1921, a sua mãe morreu e, passado um ano, o pai casou-se com Tieta, irmã de Felipa.

Em 1922, Dalí foi viver em Madri, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Nessa época, ele já chamava a atenção nas ruas como um excêntrico, usando cabelo comprido, longos casacos, um grande laço no pescoço, calças até o joelho e meias altas.

Nos quadros fazia experiências com o cubismo e o dadaísmo. Tornou-se amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel.

Dalí foi expulso da Academia de Artes em 1926, depois de declarar que ninguém ali era suficientemente competente para avaliá-lo. Foi nesse mesmo ano que Dalí fez sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso.

Nos anos seguintes, realizou uma série de trabalhos influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio.

O ano de 1929 foi importante para Dalí. Ele colaborou com Luis Buñuel no curta-metragem «Un Chien Andalou» e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (Elena Ivanovna Diakonova, uma imigrante russa, na época casada com o poeta Paul Éluard).

Ainda em 1929, Dalí fez exposições importantes e juntou-se ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse. Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos, casaram-se numa cerimónia civil.

Em 1939 os membros do grupo surrealista expulsaram Dalí por motivos políticos, já que o marxismo era a doutrina preferida no movimento e Dalí declarava-se «anarco-monárquico». Dalí respondeu à sua expulsão declarando: «O surrealismo sou eu».

Quando do início da Segunda Guerra, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos, onde viveram durante oito anos. Em 1942, Dalí publicou sua autobiografia «A Vida Secreta de Salvador Dalí».

Na Catalunha Dalí viveu o resto da vida. Em 1960, o pintor começou a trabalhar no Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o seu principal foco até 1974.

Os últimos anos de vida com Gala foram turbulentos. Ela fazia com que Dalí tomasse antidepressivos e calmantes em altas doses, o que lhe danificaria o sistema nervoso. Gala morreu em 10 de junho de 1982. Dalí ficou profundamente deprimido, perdendo toda a vontade de viver.

Mudou-se de Figueres para um castelo em Púbol. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto, em circunstâncias pouco claras. Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos assegurou que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.

Salvador Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca na cidade onde nasceu e foi sepultado no átrio principal do seu teatro-museu.

As duas maiores coleções de trabalhos de Dalí são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, na Flórida, Estados Unidos, e o Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres, na Catalunha, Espanha.
Fonte: UOL Educação
«Espanha»
Salvador Dalí

«Meditação da Harpa»
Salvador Dalí

«Visão Paranóica»
Salvador Dalí

«Criança Geopolítica»
Salvador Dalí

«Canibalismo Outonal»
Salvador Dalí

«Premonição da Guerra Civil»
Salvador Dalí

«Metamorfose dos Narcisos»
Salvador Dalí

«Voltaire»
Salvador Dalí

«Cristo Crucificado»
Salvador Dalí


«PINTURA SURREALISTA»

SALVADOR DALÍ

3 comentários:

Anónimo disse...

Magnífico!
Soberbo!!
Grande Pintor!!!

Anónimo disse...

Excelente!
Soberbo!!
Grande Pintor!!!

Anónimo disse...

Muito Obrigada por nos mostrar estas MARAVILHAS!!!

Uma Alandroalense (L...)