quinta-feira, 28 de abril de 2011

RETROSPECTIVA - 25 DE ABRIL DE 2011

O 25 de Abril foi festejado no Concelho do Alandroal, com várias iniciativas de âmbito cultural, que assinalaram o dia da Revolução e da Liberdade. Este ano, com uma política de descentralização de eventos, os festejos tiveram lugar no Fórum Cultural do Alandroal, em Terena junto à Barragem do Lucifécit e na Mina do Bugalho.

Muitos parabéns ao trigésimo sétimo aniversário do 25 de Abril... Viva a Liberdade!
Poet'anarquista
 «Vozes d'Alqueva»
 25 de Abril - Barragem do Lucifécit

«Espectáculo Pirotécnico»
25 de Abril - Barragem do Lucifécit

«Espectáculo Piroaquático»
25 de Abril - Barragem do Lucifécit

Dia da Liberdade Comemorado em Ambiente de Esperança num Futuro Melhor

Passados 37 anos da revolução do “25 de Abril", e numa altura em que o país enfrenta grandes desafios, ganha ainda mais importância a necessidade de recordar os valores que estiveram na origem da “revolução dos cravos”, a liberdade, a democracia e a luta por um futuro melhor. 

No Alandroal, esta evocação foi feita através de um conjunto de iniciativas em que a Câmara Municipal se associou, este ano, à Junta de Freguesia de S. Brás dos Matos – Mina do Bugalho e à Associação para a Protecção dos Idosos de Terena (APIT).

A noite do dia 24, na Barragem do Lucefécit, começou com as “Vozes d’Alqueva”, a que se seguiu um espectáculo pirotécnico e piroaquático, que encheu de cor a Barragem de Lucefécit. 

Já a manha do dia 25 de Abril foi marcada pelas tradicionais cerimónias de hastear da bandeira, no edifício sede do Município e em todas as freguesias do concelho. As celebrações continuaram de tarde, na localidade da Mina do Bugalho, onde foram inaugurados o “Parque Sénior” e o “Parque de Merendas”, construídos pela Junta de freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) com o apoio financeiro da Câmara Municipal integrado no âmbito da componente de investimento, prevista no Protocolo de Delegação de Competências assinado com esta Junta de Freguesia no ano de 2010. 

Na sua intervenção, o Presidente da Autarquia alandroalense, João Grilo, referiu que “neste momento difícil que o país, e consequentemente, o concelho atravessam, é importante que estejamos todos unidos na reflexão sobre os desafios colectivos que nos esperam. O Executivo Municipal vai continuar empenhado em cumprir o seu trabalho com total dedicação, seriedade e transparência, porque só dessa forma conseguiremos ultrapassar as dificuldades que se nos apresentam”, referiu ainda o autarca.

A terminar as celebrações, ouve ainda espaço para um espectáculo de fados, com algumas das melhores vozes do concelho e para um lanche convívio oferecido pela Autarquia alandroalense e pela junta de freguesia de são Brás dos Matos. Entre temas relacionados com os valores de Abril, vozes como Bernardino Roma, Francisco Valentim ou Lúcia Roma, alegraram o final de tarde do dia 25 de Abril.
Fonte: Gabinete de Imprensa da CMAlandroal

Organização: Câmara Municipal do Alandroal
 Vila d'Landroal

    

Sem comentários: