sexta-feira, 22 de abril de 2011

EM CENA - TEATRO EDUCA

Através do endereço electrónico «www.teatroeduca.com», tive conhecimento da Companhia Profissional de Teatro Educa; depois de uma visita ao site, pude constatar a importância desta companhia de teatro na área da educação, direccionada para as comunidades escolares, desde o 2º ciclo até ao ensino secundário. Com especial preocupação pela não existência de espectáculos teatrais pedagógicos, que proporcionem o conhecimento em áreas tão importantes como a História, o Português e as Artes, nasceu este projecto teatral, colmatando desta forma um vazio cultural grave, numa área tão especial como é a educação dos nossos jovens.

Depois de um e-mail para a «Companhia Profissional de Teatro Educa», solicitando o envio de cartazes das peças de teatro em cena e respectivas sinopses, visto não ser possível fazer cópia no site a que faço referência, recebi pronta e amável resposta de Pedro Gomes, Director de Produção da Companhia, que passo a publicar:

« Caro Carlos Galhardas

Agradecemos desde já o seu email, e o apoio na divulgação do seu Blogue dos nossos espectáculos, cujas sinopses e cartazes em jpeg enviamos em anexo.

Curiosamente vamos estar “relativamente” próximos nos dias 23 e 26 de Abril com o espectáculo sobre o 25 de Abril, nomeadamente em Portel e em Campo Maior.

Quem sabe se um dia conseguiremos apresentar este espectáculo, ou outro do nosso “cardápio” em Alandroal…

Se precisar de alguma coisa, estou disponivel pelos 911791097 | 969851613.

Viva o 25 de Abril, Viva a Poesia…

Cumprimentos,

Pedro Gomes»
«Compª. Profissional de Teatro EDUCA»

Em nome de todos os Amigos d'Arte...
Muito obrigado!
Poet'anarquista
«Companhia Profissional de Teatro EDUCA»
A Cultura ao serviço da Educação
BREVE HISTORIAL

A Companhia Profissional de Teatro EDUCA, surge como resultado de um investimento no desenvolvimento cultural direccionado a toda a comunidade escolar desde o 2º ciclo até ao secundário, por parte do EXINOV GROUP.

A Lacuna detectada na falta de espectáculos teatrais realmente pedagógicos e que possibilitem a aprendizagem em áreas tão particulares como a História, o Português ou disciplinas relacionadas com Artes, sensibilizou a Criação desta Companhia.

Os seus espectáculos são realizados de acordo com as datas e locais que têm agendados, no entanto, e como entendem que a cultura deve ser acessível a todos, também realizam deslocações a localidades.

O seu lema: ser os melhores e com maior reconhecimento de qualidade por parte de toda a comunidade escolar, docentes e discentes.

Após o sucesso do ano transacto, a Companhia Profissional de Teatro EDUCA, orgulha-se de apresentar novamente para o ano de 2011, o original reconhecido pelo Ministério da Cultura intitulado «25 de Abril - A História de uma Revolução». Apresentam igualmente, um novo e inovador conceito de espectáculo intitulado «A Poesia Não é Tão Rara Como Parece...» e o novo «Pessoa e Pessoas de Pessoa».
Fonte: Companhia Profissional de Teatro EDUCA

«25 de Abril - A História de uma Revolução»
Teatro EDUCA
SINOPSE:

Esta peça de teatro pedagógico (aconselhado do 5º ao 12º ano de escolaridade), conta a História de uma Revolução que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar. O regime que vigorava em Portugal desde 1933 cedia, de um dia para o outro, à revolta das forças armadas, lideradas por jovens oficiais. Nesta peça são ainda abordados os temas do Marcelismo, até à entrada em vigor da Constituição de 1976. Este espectáculo, que conta no seu elenco com jovens e talentosos actores com provas dadas em teatro e televisão, tem a bitola da Companhia de Teatro Profissional EDUCA.

«A Poesia Não é Tão Rara Como Parece...»
Teatro EDUCA
SINOPSE:

Neste espectáculo poético adaptado são ditos diversos autores nacionais de uma forma única e diferente. O Espectáculo "A Poesia não é tão Rara Como Parece...", que conta no seu elenco com talentosos actores com provas dadas em teatro e televisão, está dividido em dois actos distintos, sendo o primeiro uma peça teatral em que os poemas entram no decorrer da história passada entre os personagens da Peça, e outra fase em que o objectivo é o de interagir directamente com Professores e Alunos, no sentido de tornar a Poesia Fácil e Divertida... Em “A Poesia não é tão Rara Como Parece” são relembrados autores tão notáveis como Fernando Pessoa, Almeida Garrett, Camões, Florbela Espanca, António Gedeão, Alexandre O'Neill, Cecília de Meireles, Sophia de Mello Breyner, Camões, Miguel Torga, e muitos mais... Este espectáculo poético, que conta no seu elenco com talentosos actores com provas dadas em teatro e televisão, tem a bitola da Companhia de Teatro Profissional EDUCA.

«Pessoa e Pessoas de Pessoa»
Teatro EDUCA
SINOPSE:

Em "Pessoa e Pessoas de Pessoa", é realizada uma trajectória poética sob a forma teatral de Fernando Pessoa, assim como as Pessoas que fazem parte do seu imaginário, nomeadamente Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Através de uma fantástica e interactiva interpretação dos actores do espectáculo, são ditos muitos dos poemas mais marcantes da obra "Mensagem", nomeadamente, "Infante", "Padrão", "Mar Português" ou ainda "Menino da Sua Mãe". Este espectáculo, que é também um livro com o mesmo título, é a mais recente aposta da Companhia Profissional de Teatro EDUCA para complementar a literatura leccionada no ensino Secundário.

Direcção Geral: Rita Dourado 
Direcção de Produção e Agenda: Pedro Gomes 
Encenação: Luís Carlos Oliveira 
Actores: Luís Oliveira, Frederico Salvador, Ulisses Bravo Ceia (como actor intercalar) 
Dep. Técnico: João Lopes 
Assistente Produção: Margarida Marques
Fonte: Companhia Profissional de Teatro EDUCA

Sem comentários: