sábado, 16 de abril de 2011

CINEMA - CHARLIE CHAPLIN

«O Senhor Sétima Arte»
Charlie Chaplin

No dia 16 de Abril de 1889 nascia em Londres, Inglaterra, uma das maiores celebridades da sétima arte, primeiro como actor e mais tarde como realizador. Charles Spencer Chaplin Jr., conhecido no meio artístico por Charlie Chaplin, ou simplesmente Charlot, foi um dos actores mais importantes e famosos da chamada «Era de Ouro» do cinema norte-americano. Para a história do cinema ficaram célebres os filmes mudos, onde os gestos e as expressões substituíram na perfeição as palavras que não foram ditas. Foi sem dúvida um dos maiores exemplos de solidariedade no cinema, quer realizando ou actuando, tendo sempre a preocupação de dar prazer e aliviar os mais frágeis e desfavorecidos da sociedade. Eis pois, mais uma vez por aqui Charlot, aquele que na sétima arte nos encantou!
Poet'anarquista
Charlie Chaplin
Actor e Realizador Inglês
BREVE BIOGRAFIA

Cineasta e actor inglês, Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres, a 16 de Abril de 1889, e faleceu em Corsier-sur-Vevey, na Suiça, a 25 de Dezembro de 1977. Foi um dos maiores comediantes da história do  cinema. 

Filho de actores, fica órfão de pai cedo e passa a infância em orfanatos. 

Em 1908 emprega-se em teatros de variedades e faz sucesso como mímico. Vai para os Estados Unidos em 1913 e, um ano depois, começa a trabalhar em Hollywood. 

Em 1915 cria na comédia «O Vagabundo» o seu mais famoso personagem: o vagabundo Carlitos, de bengala, chapéu-de-coco e calças largas. 

Tem uma vida sentimental intensa casando quatro vezes, as três primeiras com estrelas do cinema. Com 54 anos, conhece a filha do teatrólogo irlandês Eugene O''Neill, Oona, de 18 anos, que se torna a sua quarta mulher e com quem vive até o fim da vida, tendo seis filhos. 

Perseguido pelo macarthismo, muda-se em 1952 para Corsier-sur-Vevey, na Suíça. 

Durante a carreira, envolve-se em mais de 60 filmes, como director e actor. A obra que marca o seu apogeu é «Em Busca do Ouro» (1925), em que aparece a conhecida dança dos pães. 

Alguns dos seus filmes são considerados obras-primas da cinematografia mundial, como «O Garoto» (1921), ainda no tempo do cinema mudo. 

Depois do advento do cinema sonoro, realiza obras-primas como «Luzes da Cidade» (1931), em que Carlitos se apaixona por uma florista cega; «Tempos Modernos» (1936), que satiriza a mecanização da modernidade; e «O Grande Ditador» (1940), em que toma partido contra Hitler e contra as perseguições raciais na Europa.
Fonte: E-Biografias
«Em Busca do Ouro»
Charlie Chaplin

«O Garoto»
Charlie Chaplin

«Luzes da Cidade»
Charlie Chaplin

«Tempos Modernos»
Charlie Chaplin

«O Grande Ditador»
Charlie Chaplin

CHARLIE
«O CHARLOT»

Sem comentários: