terça-feira, 1 de março de 2011

PINTURA - SANDRO BOTTICELLI

Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, conhecido como Sandro Botticelli, nasceu em Florença, Itália, a 1 de Março do ano de 1445. Foi um pintor do Renascimento muito bem relacionado no meio artístico florentino, tendo trabalhado para o Vaticano na pintura de frescos da Capela Sistina. Destacado retratista do seu tempo, Botticelli tornou-se um pintor muito requisitado pela sua técnica excepcional. 
Poet'anarquista
Sandro Botticelli
Auto-Retrato
BIOGRAFIA
01/03/1445, Florença (Itália)
17/05 /1510, Florença (Itália)

Alessandro di Mariano Filipepi passou à história da arte como Sandro Botticelli, o pintor mais notável da segunda metade do séc. XV. O nome Botticelli deriva do apelido do seu irmão mais velho, Giovanni, conhecido como Il Botticello (o pequeno barril).

Sandro foi aprendiz de Andréa del Verrocchio entre 1467 e 1470, na mesma época de Leonardo da Vinci. Aos 25 anos abriu o seu próprio atelier e recebeu a encomenda de pintar "A Coragem", para uma instituição judicial florentina.

Dedicou boa parte de sua carreira às grandes famílias dessa cidade-Estado da Toscana, especialmente os Medici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras destacam-se "Retrato de Giuliano de Médici" (1475-1476) e "A adoração dos Magos" (1476-1477), obra que o colocou definitivamente sobre a protecção dessa rica e importante família, que protagonizava a história de Florença e da Itália na época.

Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os frescos "As provações de Moisés", "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo". A sua arte foi influenciada por artistas importantes como Fra Filippo Lippi e o pintor e gravador Antonio del Pollaiuolo. Participou dos círculos da corte de Lorenzo de Medici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão que pretendia conciliar as ideias cristãs com as clássicas.

Pintou cenas mitológicas, como "A Primavera" (1477) e "O Nascimento da Vênus" (1483), a qual é uma das mais célebres obras do renascimento. Nessa mesmo ano, destacam-se a série de quatro quadros "Nastagio degli Onesti", recriações das histórias do "Decameron", de Boccaccio.

São frequentes também os quadros de temática religiosa como "A Virgem escrevendo o Magnificat" (1485), "A Virgem de Granada" (1487), "A Coroação da Virgem" (1490), "Virgem com o Menino e dois Santos" (1485), "São Sebastião" (1473-1474) e um fresco sobre Santo Agostinho (1480).

Os anos que se seguiram a 1494 foram difíceis tanto para a cidade de Florença como para o pintor. Os Medici perderam o poder e o monge dominicano Girolamo Savonarola instaurou um governo republicano que criticava a corrupção da Igreja. Botticelli reflectiu a tensão do período e a devoção religiosa em "Pietá" (década de 1490), "Crucificação Mística" (1497) e "Natividade Mística" (1501).
Fonte: UOL Educação
«O Nascimento de Vênus»
Sandro Botticelli

«Alegoria da Primavera»
Sandro Botticelli

«Piedade»
 Sandro Botticelli

«A Anunciação»
Sandro Botticelli

«Adoração dos Magos»
Sandro Botticelli

«Detalhe de Fresco»
Sandro Botticelli

«Retrato de Jovem»
Sandro Botticelli

«Lamento de Mardochai Antes dos Portões»
Sandro Botticelli

«PINTURA RENASCENTISTA»

SANDRO BOTTICELLI

Sem comentários: