segunda-feira, 28 de março de 2011

PINTURA - MARC CHAGALL

A 28 de Março de 1985 falecia em França o pintor russo Marc Chagall. Grande pintor surrealista, ceramista e gravurista, considerado um dos melhores do séc. XX. Foi condecorado pelo governo francês em 1977 com a Grã-Cruz da Legião de Honra. Autor de obra riquíssima, dois dos seus quadros mais conhecidos são «Eu e a Aldeia» e «O Soldado Bébé».
Poet'anarquista
Marc Chagall
Pintor Russo
BREVE BIOGRAFIA
7-7-1887, Liosno, na Rússia Branca
28-3-1985, Saint-Paul-de-Vence, em França

Autor de obras em que sobressai a fantasia, Chagall é considerado um dos pintores mais célebres e importantes do século XX. 

Após ter estudado na Academia de S. Petersburgo (1907-1909), viveu em França e nos EUA (1941-1949). 

Além de pintar, dedicou-se também à ilustração de livros, como a Bíblia, a executar cenários para o teatro e a desenhar vitrais para sinagogas e igrejas. Muitos dos temas das suas obras vêm das suas recordações de infância, de contos, histórias, fantasias, lendas judaicas e cristãs, bem como da arte popular russa. 

As suas obras seduzem pelo simbolismo imediato que o artista cria em quadros narrativos de grande fantasia. Em muitos de seus trabalhos verifica-se uma renúncia à espacialidade e à perspectiva, e as referências habituais desaparecem numa atmosfera de fábula. Neste contexto, é frequente encontrarem-se pessoas ou casas em posição invertida ou flutuando no ar. 

Os motivos estão desenvolvidos com uma alegre ligeireza, que se comunica imediatamente com o receptor. No brilhante colorido dos quadros, observa-se a influência de Robert Delaunay (O Poeta ou as Três e Meia, 1911), apesar de em outras obras se manifestar a presença do cubismo francês. 

Em finais dos anos 30, pintou quadros de crucificação (Crucificação Branca, em 1938), nos quais parece refletir-se uma premonição do destino que aguardava os judeus europeus. A sua obra dos últimos anos compõe-se de afrescos e tapeçarias monumentais, mosaicos e vitrais (Metropolitan Opera House, Nova York, 1966; Catedral de Reims, 1972).
Fonte: NetSaber
«Eu e a Vila»
Marc Chagall

«Crucificação»
Marc Chagall

«Monstros, Quimeras e Híbridos»
Marc Chagall

«O Malabirista»
Marc Chagall

«A Casa Azul»
Marc Chagall

«O Anjo Caído»
Marc Chagall

«Encantamento Vesperal»
Marc Chagall


«PINTURA SURREALISTA»
MARC CHAGALL

2 comentários:

Tamiris disse...

Olá! Adorei o post sobre Chagall! Estou fazendo um trabalho na Universidade onde ele será meu tema, e sei praticamente nada sobre o pintor. Me encantei muito com suas obras.
Você sabe me informar se existe algum livro/filme publicado que possa ser uma boa fonte de pesquisas? Grata ! Tamiris

Camões disse...

Cara Tamiris: procurando ajudar um pouco no seu trabalho para a Universidade, onde o tema a desenvolver é sobre vida e obra de Marc Chagall, envio este pequeno contributo que talvez possa servir de algo.

«Como me Tornei Marc Chagall»
de Bimba Landmann
Edição/reimpressão: 2005
Editor: Livros Horizonte
Preço: entre 15.80 e 17.45 euros

Sinopse
Uma biografia livre da vida do grande pintor Marc Chagall, das origens humildes no bairro judeu de Vitebsk, a sua cidade natal na Rússia, até à fama e reconhecimento mundiais.
Em criança, Moshe Segal vivia encantado com o bairro judeu de Vitebsk, onde vivia.
Observava os músicos, os rabinos, as cabras e as galinhas, o avô que subia ao telhado para comer cenouras.
Quando cresceu, tornou-se o pintor Marc Chagall.
Sem nunca deixar de reviver todas as suas memórias, deu-lhes vida nos seus quadros vivos e cheios de cor.

O livro pode ser aquirido pela net entrando no site www.wook.pt › ... › Literatura › Biografias-Marc Chagall ou encomendar numa livraria da especialidade.

Existe ainda um outro livro sobre este maravilhoso pintor russo. O seu título é «Livro Paisagem Marc Chagall».

Breve nota:
O pintor russo Marc Chagal (1887 -1985) é amplamente reconhecido por compendiar o «pintor como poeta». A admiração mundial que ele despertou não tem paralelo com nenhum outro artista do século.

Este livro também pode ser adquirido pela net no site www.koralle.com.br › Livraria-Marc Ghagall, mas de momento encontra-se indisponível. Pode sempre tentar adquirir em livraria da especialidade.

Mas através da net há mais onde você pode procurar. Para isso basta escrever no google «livro sobre Marc Chagall». De seguida irão aparecer uns quantos sites onde poderá fazer pesquisa e obter mais informação sobre o pintor.

Quanto a filmes, sobre vida e obra deste pintor, a ajuda que lhe posso dar é muito reduzida.

Em todo o caso envio-lhe um site de um video sobre obra e biografia do pintor. Tem a duração de 14 minutos e 27 segundos, e está comentado em inglês (espero que domine a língua). http://www.viddler.com/explore/KingVitaman/videos/7/

Mais alguma dúvida pode sempre me contactar através do e-mail «kgalhardas@gmail.com ou comentando no blogue wwwpoetanarquista.blogspot.com.

Pode também, como curiosidade, pesquisar neste blogue pintura de João Paulo Galhardas, que também assinava com o pseudónimo Palera (um irmão meu que se suicidou com 30 anos) e poesia de minha autoria com os pseudónimos Matias José e POETA.

Grato pela visita, espero ter sido útil.

Saudações cordiais,

Carlos Camões Galhardas