quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MÚSICA - FRIEDRICH HANDEL

O célebre compositor Georg Friedrich Handel nasceu em Halle (Alemanha), a 23 de Fevereiro de 1685, mas acabou por se naturalizar cidadão britânico em 1726, vindo a falecer em Londres no dia 14 de Abril de 1759. Grande violinista e maestro de orquestra, tinha uma enorme facilidade para compor, como se pode comprovar nas mais de 600 obras que nos deixou, muitas delas de grande extensão e complexidade. É considerado um dos grandes mestres da música barroca europeia.
Poet'anarquista
Friedrich Handel
Compositor Alemão Naturalizado Inglês
BREVE BIOGRAFIA

Handel foi um compositor do barroco e nasceu no norte da Alemanha, em Halle an der Saale, sendo filho de um barbeiro e cirurgião. O pai quis fazer dele um advogado, contudo, ao observar o interesse de Handel pela música, que estudava em sigilo, mudou de idéias e dispôs-se a financiar os seus estudos de música. Dessa forma, Handel tornou-se aluno do principal organista de Halle, e, aos dezessete anos, foi nomeado organista da catedral calvinista. 

Um ano depois, Handel mudou-se para Hamburgo, onde foi admitido como violinista e clavicordista da orquestra da ópera. 

Em 1705, a sua primeira ópera, «Almira», era apresentada. Logo em seguida, aceitou um convite para viajar até Itália, onde passou mais três anos. As suas obras foram apresentadas em Florença, Roma, Nápoles e Veneza e, simultâneamente, Handel escreveu outras peças, influenciado pela música daquele país. 

Em 1710, Handel regressa à Alemanha e torna-se director da orquestra da corte de Hannover. Um ano depois, apresenta em Londres a sua ópera «Rinaldo». Devido a grande popularidade que teve com esta ópera, estabelece-se na Inglaterra. Recebe lá a missão de criar um teatro real de ópera, que seria conhecido também como a «Royal Academy of Music». Foram escritas 14 óperas para essa academia entre 1720 e 1728, que lhe deu grande fama em toda a Europa. 

De 1740 em diante, Handel passa a dedicar-se mais à composição de oratórios, entre os quais «O Messias e Judas Macabeu». 

Handel faleceu em 1759, em Londres, oito anos após ter ficado cego de um olho, e mais tarde de ambos. 

As suas magníficas obras incluem 32 oratórios, 40 óperas, 110 cantatas, 20 concertos, 39 sonatas, fugas, suítes, obras sacras para missas e obras orquestrais, entre um total de mais de 600 composições.
Fonte: moo.biografia
HALLELUJAH CHORUS - «MESSIAS»

FRIEDRICH HANDEL

Sem comentários: