terça-feira, 29 de junho de 2010

NOITE DO ENDOVÉLICO

Lucefécit/ Terena

UM OLHAR NA NOITE DO ENDOVÉLICO 

Organização do evento: Câmara Municipal do Alandroal

Abertura do Fogo/ Ritual Pagão
Grupo " Dança Escocesa de Telheiras"
Grupo "Cornes
Saberes, sabores e essências do Alentejo pela noite dentro

Fotos: Cabé e Conceição






PASSEIO PEDESTRE "POR TERRAS DO ENDOVÉLICO"

Um Olhar "Por Terras do Endovélico"

Percurso: Hortinhas, Castelo Velho, Anta do Lucas, Poio Grande e Rocha da Mina


Organização: Câmara Municipal do Alandroal


Fotos: Poet'anarquista

segunda-feira, 28 de junho de 2010

EVENTO "POR TERRAS DO ENDOVÉLICO"...

...COM POESIA !

Uma iniciativa: Câmara Municipal do Alandroal  


Deo Endovélico Sacrum
João Paulo Galhardas (94)


Templo Sagrado a Endovélico
João Paulo Galhardas (94)


ENDOVÉLICO

Noutro tempo sem semelhanças
Foi venerado um Deus especial...
Tempo conturbado de mudanças,
Onde hoje é Concelho d'Landroal.

Um Deus Pré-Romano adorado
Na Rocha a que chamaram Mina...
Em S. Miguel da Mota edificado
Um templo de adoração divina!

Alinhados entre si lugares de culto
Ao ponto mais alto da serra d'Ossa,
Rocha da Mina inicial lugar Santo?...
Do Deus Endovélico em terra nossa.

Sagrado Altar de formação rochosa,
De escadaria pró espaço infinito...
A voz dos Deuses soou harmoniosa,
Ouvindo-se no território mais recôndito!!

Deo Endovélico Sacrum Nostro:
P'la mudança feita em harmonia...
Tão belo evento, tão grato encontro,
Por Terras do Endovélico com magia!!!

Matias José  (28.06.2010)

Poet'anarquista a publicar textos e fotografias sobre o evento "Por Terras Do Endovélico" 

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DEO ENDOVELICUS SACRUM

POR TERRAS DO ENDOVÉLICO

ALANDROAL 19 a 27 JUNHO 2010 

Programação do evento cultural "Por terras do Endovélico"

Cartaz
  

Programa

Congresso
 

Poet'anarquista

quarta-feira, 23 de junho de 2010

POESIA A UM AMIGO


Para Lá Do Espelho...
A Sombra----------------------------PALERA


X-FRÁGIL

Onde a sombra se projecta
Na luz que outrora reflectia,
Renasce agora ténue esperança?...
A alma do menino desperta
Para lá do espelho onde vivia
Num olhar meigo de criança!
Mil sorrisos em parte incerta,
Olhar doce como já não via
E na memória breve lembrança.
Tampinhas, uma carícia ou festa
Que enche o coração de alegria,
Quando sorri com confiança!!

Matias José (21.07.2010)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

21 DE JUNHO- SOLSTÍCIO DE VERÃO



Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério sul.













Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério norte. 


















SOLESTÍCIO 
(fonte: wikipédia)

A palavra solstício vem do latim sol (Sol), e sistere (que não se move).

Na astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Análogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

 No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia.

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. 

No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno do hemisfério sul, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.


Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal da religião cristã. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas pagãs das mitologias persa e hindu referenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno. A cultura do império romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o fortalecimento da religião cristã, a data em que se comemorava as festas pagãs do "Sol Vencedor" passaram referenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém-convertidas.PropriedadesNa linha do equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite. Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observados através do dia em que o Sol atinge a menor elevação no meio-dia local, podendo o azimute dessa elevação do Sol estar orientada para o norte (solstício de verão no hemisfério norte) ou para o sul (solstício de verão no hemisfério sul). Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.Nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os solstícios de verão respectivos a cada hemisfério da Terra, coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente.Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente.

SETE SEM RESPOSTA...

Citando o AL TEJO: "FORAM SÓ 7 E SEM RESPOSTA"

Foram sete sem resposta...
Que número tão especial,
Por sete venci a aposta
Prá Câmara do Alandroal!

No número sete ao pensar
Recordei o sétimo irmão...
Sete votos foi pra ganhar
Nas autárquicas a eleição!

As três palmeiras no jardim
Mais quatro agora plantadas...
Igual a sete porque é assim,
Depois das parcelas somadas!!

O sete da minha sorte,
Que número sensacional!...
Há Coreia do Norte
Foram sete de Portugal!!!

7 Coincidências... 

POETA

sábado, 19 de junho de 2010

CARTOON versus QUADRA

Crise: o monstro que os devora a todos
HenriCartoon

O MONSTRO

O monstro que os devora
A vocês, pobres lusitanos...
Está na hora de ir embora:
Portugal país dos ciganos!

POETA

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LITERATURA- MORTE DE SARAMAGO

Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago
1922//2010

"O TECEDOR DE PARÁBOLAS"

O escritor português José Saramago morreu esta sexta-feira aos 87 anos. Saramago estava em casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, acompanhado pela família. Segundo o site do escritor, a morte ocorreu devido a "'múltipla falha orgânica após prolongada doença". Deixa um legado de opiniões fortes e uma vasta obra literária. Prêmio Nobel de Literatura em 1998, primeiro escritor de língua portuguesa a obter a honraria, Saramago mostrou ao longo da sua vida uma paixão duradoura pela escrita.

Os seus livros são marcados pelos períodos longos e pela pontuação em muitos momentos quase inexistentes. Os artifícios formais são vistos como verdadeira barreira para vários leitores, mas outros encantam-se com a fluidez dos seus textos, sempre entremeados por reflexões fortemente humanistas.
    
Nascido em 16 de novembro de 1922, numa aldeia do Ribatejo chamada Azinhaga, de família humilde, Saramago só veio a produzir a sua primeira obra mais madura em 1980, "Levantado do Chão". Dois anos depois, "Memorial do Convento" colocou-o como um dos maiores autores de Portugal, posição confirmada com o lançamento do inventivo "O ano da morte de Ricardo Reis", em que narra os dias finais do heterônimo de um dos pilares da literatura de seu país: Fernando Pessoa, numa criativa mescla de factos reais e imaginados.

Saramago era um autor prolífico. Além de romances, publicou diários, contos, peças, crónicas e poemas. Ainda em 2009, lançou mais um livro, "Caim". Esta obra retoma um personagem bíblico, subvertendo a versão oficial da Igreja Católica. Em 1991, o seu "Evangelho segundo Jesus Cristo" dispôs de artifício semelhante. A "reescrita" do ateu convicto de esquerda não agradou aos religiosos, provocando grande polémica numa nação fortemente católica. No ano seguinte, o livro foi indicado a um prémio, mas o governo português vetou a candidatura. Insatisfeito, Saramago partiu para um "exílio voluntário" na espanhola Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde vivia desde 1993.

Outro dos seus romances, "Ensaio sobre a cegueira", narra uma epidemia em que os personagens perdem a visão, enquanto uma mulher a mantém. A obra, uma das mais conhecidas do português, foi adaptada para o cinema pelas mãos do director brasileiro Fernando Meirelles. O filme foi exibido no Festival de Cannes.

Saramago não se furtava a emitir opiniões, fosse nos seus livros ou em entrevistas. Em 2008, afirmou que era um "comunista hormonal". Ao mesmo tempo, desferia duras críticas à esquerda, que "não pensa nem actua", segundo declarações do mesmo ano.
 
Vão-se as polémicas, fica a obra. O crítico Harold Bloom qualificou-o como "o escritor de romances mais dotado de talento dos que seguem com vida, um dos últimos titãs de um género em vias de extinção". A citação consta do prefácio de "O Caderno", assinado pelo italiano Umberto Eco, reproduzido pelo site do jornal espanhol "El País".

Neste "Caderno", Saramago reúne textos publicados inicialmente no seu blog. No prefácio, Eco notava que, apesar de já ser um escritor consagrado, Saramago ainda se dispunha a escrever as suas reflexões sobre o mundo na internet e a dialogar com os leitores.
 
No mesmo texto, o pensador italiano lista alguns dos temas presentes na obra de Saramago: os grandes problemas metafísicos, a realidade e a aparência, a natureza e a esperança, e como são as coisas quando não as estamos olhando. Eco arrisca ainda uma entre as muitas definições possíveis para Saramago: um "delicado tecedor de parábolas".
Fonte: Portal Uai

POR SARAMAGO
A literatura derrama última lágrima
No corpo já inerte de José Saramago,
Choram palavras com escrita anónima...
P'lo escritor: - eu POETA te consagro!
POETA
18 de Junho de 2010 20:08
 

quinta-feira, 17 de junho de 2010

DESERTOS E DESERTIFICAÇÃO...

ÁGUA É VIDA!
Uma gota a mais uma vida a menos

Desertificação e Desertos

Dia 17 de Junho comemora-se o Dia Internacional dos Desertos e da Desertificação. Com efeito, um dos possíveis impactos das alterações climáticas, em Portugal, será o aumento das secas e da erosão, especialmente no Sul do país.

O dia 17 de Junho é o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Visto que a desertificação afecta cerca de 1/3 da superfície terrestre e mais de 1 bilião de pessoas este é, sem dúvida, um tema premente que deve ser comemorado todos os dias e todos os anos.

Nas zonas temperadas e tropicais são necessários cerca de 200 a 1.000 anos - dependendo do clima e do solo - para se renovarem 2,54 cm da camada superior do solo. Refira-se que o solo é originado por fenómenos físico-químicos, mas essencialmente biológicos.

A manutenção da produtividade dos solos e o impedir o aumento da desertificação têm a ver com o nosso comportamento. Por isso, poupe água! Use os solos de acordo com as suas aptidões, utilizando as culturas que mais se adequem. Faça rotações e use leguminosas que enriquecem os solos em azoto. Plante segundo as curvas de nível para evitar as escorrências e a erosão. Use sebes para diminuir a erosão eólica e proteja a vegetação dos fogos.

A erosão tem a ver com cada um de nós. Consigo também!

O ICNB tem desenvolvido e participa num conjunto de actividades sobre esta temática.

Fonte: ICBN

quarta-feira, 16 de junho de 2010

POESIA - MATIAS JOSÉ


Mar... doce mar de Odeceixe!
Foto: Carlos Camões Galhardas


SUAVE CHEIRA

Suave cheira, oh doce mar!...
Cheiro a brisa refrescante,
Um leve sopro paira no ar
No seu vaivém ondulante.

Ainda há pouco como sentia
Aroma suave vindo do norte...
Terno desejo na manhã fria
Deitando os sonhos à sorte!

Em busca de antigo amor
Pela frescura que amanhece...
Com suave cheiro esse odor,
Num tempo novo amadurece!

Fico à espera de notícias
E por aqui eu permaneço,
Aguardando tuas carícias
Nesse mar onde regresso!!

Matias José

terça-feira, 15 de junho de 2010

HISTÓRIA DE 2 TROFÉUS

Taça Jules Rimet
Escultor: Abel Lefleur
 
"VITÓRIA"

De 1930 a 1970 a Taça Jules Rimet foi concedida ao vencedor da Copa do Mundo de futebol. Originalmente a Taça tinha nome "Vitória", mas passou a ser chamada de Copa do Mundo. Apenas em 1946 ela passou a homenagear o ex-presidente da Federação Francesa de Futebol e da FIFA. Jules Rimet foi um dos maiores incentivadores da realização da Copa do Mundo.

A Taça Jules Rimet foi criada por Abel Lafleur. A taça era feira de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3,8kg. Em forma octogonal a taça representava a deusa grega da vitória, Niké.

Durante a Segunda Guerra Mundial o troféu em posse dos italianos, vencedores da última copa, foi transportado secretamente numa caixa de sapatos para prevenir que este caísse nas mãos dos nazistas.

Quatro meses antes da Copa do Mundo de 1966 o troféu foi roubado durante uma exposição pública na Inglaterra. A Taça Jules Rimet foi encontrada sete dias depois numa cerca-viva de um jardim em Londres, por um cão chamado "Picles".

Em 1983 o troféu foi roubado no Rio de Janeiro e jamais foi recuperado. Provavelmente a Taça Jules Rimet foi derretida por ladrões.

Ao conquistar o terceiro título o Brasil ficou definitivamente com a posse da Taça Jules Rimet. A partir de 1974 a nova taça (Taça FIFA) é entregue aos vencedores.

Taça FIFA
Escultor: Silvio Gazzaniga
 "COPA DO MUNDO"

A Taça FIFA foi escolhida a partir da avaliação de 53 modelos. O vencedor foi o troféu desenhado pelo italiano Silvio Gazzaniga. A taça de ouro maciço de 18 quilates mede 36 cm e pesa 6,175kg.

O campeão da Copa do Mundo fica com o troféu por quatro anos. Após este período ele recebe uma réplica da original. Nenhuma seleção terá a posse definitiva da Taça FIFA, ao contrário da taça Jules Rimet, entregue ao primeiro vencedor de três títulos. É possível que a taça seja trocada quando o espaço para os nomes dos países campeões seja totalmente preenchido, mas ainda assim a Taça ficará em poder da FIFA.

Volta ao mundo do Troféu da Copa do Mundo de 2010
A Fifa anunciou a rota do troféu da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A taça passará por 86 países em 225 dias, chamada pela entidade da maior turnê do troféu de todas as edições da Copa do Mundo.

A taça começará a jornada em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da FIFA. Durante os 225 dias o troféu passará por todos os países da África, continente que será sede pela primeira vez do torneio de futebol mais importante do mundo. A taça percorrerá ao total 134.107 quilômetros.

A primeira etapa do troféu da Copa do Mundo foi no Cairo, Egito. Em fevereiro de 2010 a taça chegou ao Brasil. Na primeira paragem, no Rio de Janeiro, a apresentação da Taça FIFA teve a participação de Pelé no Forte de Copacabana. O trofeú foi exposto num pavilhão com capacidade para 10 mil pessoas, com cinco ambientes contando a história das Copas do Mundo. A Taça foi exposta ao público em São Paulo em 9 de fevereiro no Memorial da América Latina.

Na última edição o troféu percorreu 29 países, iniciando a jornada em Acra, Gana, e terminando em Roma, na Itália.

domingo, 13 de junho de 2010

CARTAZ

Está a decorrer o campeonato do mundo de futebol na África do Sul 2010. Poet'anarquista associa-se ao evento com a publicação de um cartaz alusivo ao 4º Torneio de Futebol de Salão, organizado pelo Juventude Sport Alandroalense no ano de 1988, na Esplanada do Alandroal. Espero que a publicação deste quadro seja um bom presságio para a Selecção Nacional de Futebol. Viva Portugal!!!  




Cartaz Futebol de Salão
Pintura: João Paulo Galhardas


TODOS COM A SELECÇÃO DAS QUINAS!!!

sábado, 12 de junho de 2010

MÚSICA MUNDIAL 2010- SHAKIRA

WAKA WAKA THIS TIME FOR AFRICA- Música do Mundial de Futebol África do Sul 2010
SHAKIRA- Sensualidade, ritmo e cor

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CONCURSO "Artes Visuais"



CONCURSO

Artes Visuais

Por Terras do Endovélico

alandroal' 2010
                                                                                                                                                                                             
DEO ENDOVÉLICO SACRUM


Regras do Concurso

Prémios


Texto sobre Endovélico

Conceição Roque

Uma iniciativa
Câmara Municipal de Alandroal