domingo, 5 de dezembro de 2010

WALTER ELIAS DISNEY

Hoje seria aniversariante Walter Elias Disney, no mundo do cinema conhecido como Walt Disney. Esta lendária personagem de Hollywood, co-fundador da "The Walt Disney Company", foi um célebre produtor cinematográfico, cineasta, director, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo. Walt Disney transformou-se numa lenda universal de referência no imaginário infantil dessa época e das gerações seguintes. Poet'anarquista recorda-o com a publicação de uma breve biografia e pequeno excerto do filme de longa-metragem "Branca de Neve e os Sete Anões".
Poet'anarquista


Walter Elias Disney...
E Os Seus Amigos Da Walt Disney


BREVE BIOGRAFIA

Walt Disney nasceu em Chicago, no dia 5 de Dezembro de 1901. Era um dos 5 filhos de Elias Disney e Flora Call Disney (4 rapazes e uma rapariga).
Rato Mickey

Depois do nascimento de Walt, a família Disney mudou-se para Marceline, no Missouri, onde Walt viveu a maior parte da sua infância.

Walt demonstrou, desde muito novo, interesse pela arte. Para fazer dinheiro extra vendia, com frequência, desenhos aos seus vizinhos.

Estudou arte e fotografia, tendo ingressado na High School de McKinley, em Chicago.

Em 1918, Durante a primeira grande guerra, Disney tentou alistar-se no serviço militar mas foi rejeitado devido a ter, na época, apenas 16 anos de idade. Walt ofereceu, então, os seus préstimos à Cruz Vermelha, tendo sido enviado para França, onde permaneceu um ano guiando uma ambulância a qual, em vez de ostentar uma camuflagem normal, estava coberta por desenhos seus.

Após o seu regresso de França, iniciou, com uma pequena companhia chamada Laugh-O-Grams, a sua carreira em arte comercial. Devido ao pouco sucesso que obteve com esta empresa, resolveu rumar a Hollywood e aí começar de novo.

Em 1928, surge a sua primeira personagem, o rato Mickey, à qual se seguem, nos anos seguintes, inúmeras outras: Donald, Pateta, Pluto, tio Patinhas, Minnie...

Em 1937, realiza a sua primeira longa metragem de animação: Branca de Neve e os 7 Anões.. Seguiram-se inúmeras outras produções, umas com imagens animadas, outras com imagens reais, outras, ainda, fundindo os dois géneros como Mary Poppins (1964).

Para além de estúdios cinematográficos, o vasto império criado por Walt Dysney inclui diversos parques temáticos (Disneylândia, Eurodisney...), inúmeros canais de televisão e elevados rendimentos originados na venda directa de filmes e livros e nos direitos de utilização por outras entidades das imagens dos personagens.

Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipa, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. As suas histórias facilmente compreensíveis, reflectem os valores médios da tradição americana.

Walt Disney faleceu no dia 15 de Dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer.
Fonte: O Leme
"BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES"
WALT DISNEY

1 comentário:

Anónimo disse...

FIQUEI ENCANTADA!...
Penso que, ao ver este Vídeo,
senti as MESMAS EMOÇÕES QUE QUALQUER CRIANÇA!!!...

Muito Obrigada por esta LINDA HOMENAGEM!

POSTAGEM DELICIOSA, TERNURENTA!!!

Uma Alandroalense (L...)