segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PINTURA DE NATAL

Pinturas dos períodos Renascentista e Barroco alusivas ao nascimento do "Menino" com o título "Adoração dos Pastores" - séc. XV, séc. XVI, séc. XVII e séc. XVIII

São 15 obras de 15 pintores que o Poet'anarquista vai dar a conhecer de 20 a 24 de Dezembro de 2010 no espaço Amigos d'Arte.
Poet'anarquista


Andrea Mantegna (Vicenza c.1431 - Mântua, 13 de setembro de 1506) foi um pintor e gravador do Renascimento na Itália. Foi o primeiro grande artista da Itália Setentrional.
Fonte: Wikipédia
Andrea Mantegna- séc. XV
"Adoração dos Pastores"

Jacopo da Ponte, também denominado Il Bassano ou somente Bassano (Bassano del Grappa, cerca de 1510 - 1592), foi um dos mais influentes pintores da Renascença Veneziana.
Fonte: Wikipédia
Jacopo Bassano- séc. XVI
"Adoração dos Pastores" 

Prospero Fontana (1512 — 1597) foi um pintor italiano do final do Renascimento.
Fonte: Wikipédia
Prospero Fontana- séc. XVI
"Adoração dos Pastores"

1 comentário:

Anónimo disse...

MAGNÍFICAS ESTAS PINTURAS DE NATAL!!!

Muito Obrigada por nos ir mostrando estas MARAVILHAS.

A propósito de Presépios, um "Pequeno GRANDE PORMENOR":

Tinha eu cerca de 6 anitos (já lá vão 53) quando eu e outras crianças
fomos convidados a ir ver um Presépio. Pela primeira vez estávamos a ver um Lindíssimo Presépio "ILUMINADO"..., não há
palavras..., fiquei encantada...,
até fiquei com a sensação que as figuras se movimentavam... FOI MÁGICO!!!...
Guardei sempre no "BAÚ" das BOAS
RECORDAÇÕES AQUELE LINDO PRESÉPIO ILUMINADO!!! NUNCA MAIS O ESQUECI!!!...
Esses lindos momentos foram vividos NA CASA DO POETA! Foram os seus PAIS que fizeram esse LINDO PRESÉPIO!...

No ano seguinte, tive um lindo Presente de Natal!... As minhas madrinhas e Padrinho fizeram-me um Lindo Presépio "ILUMINADO"!...

Uma Alandroalense (L...)