segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AS TRADIÇÕES

Pedir os Santos... Tradições Quase Perdidas

Uma tradição portuguesa e que na Amareleja ainda se comemora "O dia de todos os santos" ou dia de finados, em Amareleja as crianças saem à Rua bem cedo  em pequenos grupos para pedir os santos. Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano (talegas) cheios de romãs, doces, nozes, amêndoas, figos secos, passas e às vezes dinheiro.

Antigamente todas as pessoas iam pedir os Santos porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir. Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição.
Fonte: Amareleja»Tradições Costumes e Lendas

Pedir os Santos
Alguns frutos que se pediam


(Noite) das Bruxas ou Halloween

Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou Travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
Fonte: Wikipédia

Halloween
Dia das Bruxas

1 comentário:

Anónimo disse...

Americanices de halloween... bonito era pedir os santos com as talegas!!!

Maria