terça-feira, 12 de outubro de 2010

LUCIANO PAVAROTTI

Cumpriria hoje, se fosse vivo, 75 anos de idade o grande tenor lírico italiano Luciano Pavarotti. Do seu lado humanista destaco as inúmeras gravações em duetos para causas de beneficiência, nas quais se envolveu com enorme paixão, actuando em parceria com os mais variados artistas musicais. Foi reconhecido como o tenor que revolucionou  mundialmente a ópera.
Poet'anarquista 

"O Sole Mio"
 
LUCIANO PAVAROTTI 

Luciano Pavarotti (Módena, 12 de outubro de 1935 — Módena, 6 de setembro de 2007) foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, dentre outros em seu grande reportório. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.

Pavarotti participou, com os tenores espanhóis José Carreras e Plácido Domingo, nos famosos concertos "Os Três Tenores", e gravou duetos com Anastacia, Mariah Carey, James Brown, Frank Sinatra, Zucchero, Ricky Martin, Laura Pausini, Elton John, Spice Girls, Bryan Adams, Andrea Bocelli, Queen, Céline Dion, Eros Ramazzotti, Jon Bon Jovi, The Corrs, U2, Roberto Carlos, entre outros, especialmente para causas beneficentes, nas quais se envolveu bastante. É considerado um dos mais importantes tenores de todos os tempos. Cantou nos mais importantes teatros mundiais, como o Teatro alla Scala (Milão), a Royal Opera House (Covent Garden, Londres), o Metropolitan Opera House (Nova Iorque), o grande Olympia (Paris), dentre outros.
 
BREVE BIOGRAFIA

Pavarotti nasceu em Módena, no norte da Itália, filho de Adele Venturi e de Fernando Pavarotti. Em 1943, no decorrer da Segunda Guerra, a família mudou-se para o interior, dedicando-se à agricultura. O seu gosto musical foi directamente influenciado pelo pai, que ouvia Beniamino Gigli, Giovanni Martinelli, Tito Schipa e Enrico Caruso. Pavarotti começou a cantar com o pai no coro de uma pequena igreja local. Durante a adolescência chegou a ter aulas de violão, mas não levou o estudo do instrumento adiante. Formou-se como professor , lecionando por dois anos, antes de dedicar-se completamente ao estudo da música, com o apoio do pai. Casou-se pela primeira vez em 1960 com Ardua Veroni, com quem teve três filhas: Lorenza, Christina e Giuliana. No ano seguinte, aos vinte e cinco anos já fazia sua estreia na ópera La Bohème de Puccini, em Reggio Emilia. Em 1995 divorciou-se de Ardua Veroni. Casou-se novamente em 2003 com Nicoletta Mantovani, com quem ficou até sua morte. Em 2003, tiveram um casal de gémeos (Alice e Riccardo), mas, devido às complicações no parto, apenas a menina sobreviveu.
Fonte: Wikipédia 

Sem comentários: