terça-feira, 19 de outubro de 2010

LITERATURA

Festeja hoje o seu sexagésimo quarto aniversário o escritor inglês Philip Pullman. Poet'anarquista dá a conhecer aos leitores este escritor ateu por convicção, mas que não deixa de abordar o tema de "Deus" nas suas obras literárias, e na série muito famosa para televisão com o título "Fronteiras do Universo".
Poet'anarquista

Philip Pullman (19 de Outubro, 1946) é um ateu militante britânico e o autor da trilogia Fronteiras do Universo (A Bússola de Ouro, A Faca Subtil e A Luneta Âmbar). A série já ganhou vários prémios de literatura no mundo.
Fonte: Wikipédia 

Philip Pullman
Escritor Britânico

BIOGRAFIA 

"Estou a tentar minar os alicerces das crenças cristãs." 
— Philip Pullman

Philip Pullman nasceu em Norwich, Inglaterra, no dia 19 de Outubro de 1946. Durante a infância viajou pelo mundo inteiro, pois o seu pai e o seu padrasto eram ambos membros da Real Força Aérea. Passou parte da sua infância na Austrália, onde descobriu as maravilhas das histórias em quadrinhos, e cresceu amando, em particular, o Super-Homem e o Batman. Philip Pullman é o autor de várias obras, cuja mais famosa é a série Fronteiras do Universo.

Aos 11 anos, quando voltou para a Grã-Bretanha, passou a viver no Norte de Gales. Era uma época em que as crianças podiam passear em qualquer lugar, jogar nas ruas, brincar sobre as colinas, e tomou plena vantagem disso. A sua professora de inglês, Enid Jones, exerceu uma grande influência sobre Pullman, e ele ainda lhe envia cópias dos seus livros.

Depois de sair da escola, Pullman costumava ir à Faculdade de Exeter, Oxford, para ler. Fez alguns serviços temporários, e então voltou a Oxford para tornar-se um professor. Ensinou em várias escolas para crianças de doze anos, e então mudou-se para a Faculdade de Westminster, em Oxford, para ser conferencista a tempo parcial. Ensinou cursos sobre Romance Vitoriano e Contos Populares, e também um curso examinando como palavras e imagens poderiam assentir juntas. Eventualmente largou o magistério para escrever a tempo inteiro.
 
Questão Religiosa 

"O Deus que morre é o Deus daqueles que queimavam os hereges, daqueles que enforcavam as bruxas (...) Esse Deus merece morrer. A Autoridade, então é uma idéia antiga de Deus, mantida viva artificialmente por aqueles que beneficiam da sua existência continuada." 
— Philip Pullman

Philip Pullman atualmente se proclama ateu. Apesar disso, em sua série mais famosa, Fronteiras do Universo, diversos temas religiosos são abordados, como a existência de Deus e da vida após a morte.

De fato, Pullman tem uma visão critica sobre as religiões e sobre a existência de Deus, apesar de ela ser efetiva em sua obra. Devido as suas numerosas críticas a religião e especialmente a Igreja Católica, Pullman é frequentemente atacado por religiosos. 

"Nem eu mesmo sei se sou ateu ou agnóstico." 
— Philip Pullman
 
Livros 

"Três coisas inspiram-me: 1ª - Dinheiro; Faço isso para viver, se não escrever bem, não vou ganhar o suficiente para pagar as contas. 2ª - O desejo de deixar uma marca no mundo. E 3ª - O prazer do artesanato; o infinito prazer de construir coisas, no meu caso, histórias." 
— Philip Pullman

O primeiro livro de Philip Pullman, The Haunted Storm, foi publicado em 1972 e ganhou o New English Library's Award para jovens escritores.

Um pouco mais tarde, criou a famosa série estrelada pela personagem Sally Lockhart. O primeiro livro chama-se The Ruby in the Smoke, que foi lançado no Brasil com o título de Sally e a Maldição do Rubi. O segundo intitula-se The Shadow in the North também lançado no Brasil com o título Sally e a Sombra do Norte, o terceiro The Tiger in the Well, Sally e o Tigre no Poço, e o quarto e último The Tin Princess, ainda não traduzido.

Mas foi só em 1995, com o lançamento de A Bússola de Ouro, primeiro livro da série Fronteiras do Universo, que Pullman finalmente conseguiu prestígio mundial. O livro foi muito bem recebido pela crítica e ficou várias semanas na lista dos mais vendidos. Assim, em 1997, chegou às prateleiras A Faca Subtil, segundo livro da série que ganhou diversos prémios internacionais. E finalmente em 2000, A Luneta Âmbar chegou para fechar a trilogia.

Alguns anos depois, Pullman ainda escreveria outros livros como A Borboleta Tatuada, A Filha do Fabricante de Fogos de Artifício, O Espantalho e seu Criado, A Oxford de Lyra, Once Upon a Time in the North e A Caverna dos Magos. Este último foi escrito em parceria com mais alguns autores.

Actualmente Pullman está a escrever The Book of Dust. 

"As histórias entretêem e ensinam, ajudam a apreciar a vida e a enriquecê-la. Depois de comida, abrigo e companhia, as histórias são a coisa que mais precisamos no mundo."
— Philip Pullman
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: