segunda-feira, 26 de julho de 2010

DIA DOS AVÓS

26 de Julho de 2010 
DIA DOS AVÓS

Dia dos Avós lembra o papel dos mais velhos nas famílias
26-Jul-2010


O Dia Mundial dos Avós comemora-se hoje dia 26 de Julho por simbolizar o dia de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo.

Numa altura de aumento da longevidade, pretende-se salientar a importância dos avós na estruturação das famílias.

Hoje em dia, cada vez mais avós cuidam dos netos e dos bisnetos, contudo esta situação tem tendência a extinguir-se uma vez que os casais têm filhos cada vez mais tarde.

Villaverde Cabral, o coordenador do Instituto de Envelhecimento da Universidade de Lisboa, referiu em declarações à Agência Lusa que os casos de quatro gerações (tetravós, avós, netos e bisnetos) são "pontuais" e "absolutamente transitórias".´

No dia de hoje, destacam-se diversas iniciativas, entre as quais o Congresso Internacional “A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural", em Lisboa.

Fonte: Rádio Portalegre

AVÓS

Guardo eternamente gratidão
Dos meus avós, gente amiga,
Antónia Cardoso na educação...
Amigo dos netos Manuel Biga!

 
POETA
 

2 comentários:

francisco tátá disse...

Passou-me este dia. Gostei de vêr que o lembraste.
Obrigado pelos momentos em que graças à tua postagem relembrei o Teófilo, a Jacinta, a Joaquina e o Manel. Foram os meus avós e relembro-os,,,espero que agora que já sou avô também um dia os netos(as) me recordem.
Obrigado pela lágrima furtiva que sem querer me escapa
Chico Manel

Camões disse...

Talvez a mesma lágrima de saudade que se escapou quando estava a escrever a quadra. Curioso, quando escrevi "Antónia Cardoso na educação", os meus pensamentos recordaram antigos alunos da professora... coincidências!?